27/09/2011 - Esteio: Comunidade se mobiliza em prol de ensino técnico público

Esteio:  Comunidade se mobiliza em prol de ensino técnico público

 

Mais de 400 pessoas ligadas a comunidade escolar, empresários, sindicatos, além do segmento cultural, lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores na noite de ontem (26), em prol do ensino profissionalizante público para Esteio.  A mobilização da comunidade, uma iniciativa do vereador Leonardo Dahmer (PT),   já garantiu as primeiras 80 vagas em cursos técnicos gratuitos para estudantes de escolas públicas do município ainda este ano,  direcionada para sistemas a gás, no Senai de Esteio.   Outras 230, que são cursos de capacitação de curta direção, serão distribuídas na rede de ensino em 2012, totalizando 310 vagas. O anúncio foi feito pelo diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual da Educação, José Thadeu de Almeida,  durante  a audiência pública sobre o tema, que contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito, Gilmar Rinaldi, da vereadora Michele Pereira (PT), além do coordenador da 27ª CRE, Edson Portilho e o superintendente da Suepro, Pedro Luiz Maboni. Na oportunidade, o   vereador Leonardo Dahmer entregou ao diretor-geral  o documento de reivindicações, que contém um diagnóstico da situação  dos cursos profissionalizantes de Esteio, especialmente dados sobre o número de estudantes prestes a concluir os ensinos médio e fundamental, além de informações sobre o desenvolvimento nos setores de indústria, comércio e serviços do município.

Dahmer, que também entregou uma cópia da carta ao deputado federal, Ronaldo Zulke, que é  o articulador do ensino técnico com o Ministério da Educação,  disse que a ausência de opções de cursos técnicos tem exigido muitos esforços aos estudantes nas últimas décadas que precisam sair da cidade. "Não estamos contabilizando àqueles que, por não possuírem condições financeiras, acabam sem alcançar a qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, o município conta com mais de três mil alunos cursando o ensino médio. Destes, em torno de 700 estão em fase final de curso. Porém, nenhuma opção de qualificação profissional", aponta. 

Segundo Almeida,  em outubro, serão divulgadas informações nas escolas da cidade sobre os cursos e como concorrer a uma das vagas. O diretor geral lembra, ainda, que  as oportunidades foram oferecidas pelas próprias instituições de ensino.  "Mas é só o começo. Com esse movimento de vocês, podem ter certeza que Esteio vai conseguir ainda mais”, afirmou.  O vereador destacou, ainda que será formado um grupo de trabalho com todos os segmentos da comunidade para acompanhar o processo permanentemente.  "Nossa proposta é seguir com os debates, visando ampliar ainda mais a oferta de cursos, a partir do diagnóstico apresentado pelo município", reforça. A atividade contou com a apresentação artística do grupo Rafuagi e Timão. 

Pesquisa:
A pesquisa foi aplicada a mais de 1600 alunos das redes estadual, municipal, CLJ e Juventudes Evangélicas.  Seis eixos norteraram a pequisa: Controle e Processos Industriais, que apontou 34%; Gestão e Negócios, 23%;  Produção Alimentícia 1%;  Ambiente, Saúde e Segurança: 28%; Informações e Comunicação, 10%  e Produção Industrial:  4%. 

Atualmente, existe apenas um curso técnico gratuito na cidade, em Administração, oferecido na Escola Estadual Augusto Meyer.

 

Por Daniela Molon – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

Mais fotos

Esteio:  Comunidade se mobiliza em prol de ensino técnico público
Esteio:  Comunidade se mobiliza em prol de ensino técnico público