28/04/2011 - Coordenador do Proesci visita Câmara de Vereadores de Esteio

Coordenador do Proesci visita Câmara de Vereadores de Esteio

O coordenador do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci), Carlos Roberto Santana, visitou na tarde de hoje (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte(PTB). Na pauta esteve, entre outros assuntos, o lançamento do Território da Paz, no bairro Parque Primavera. O delegado aproveitou para explicar sobre o novo programa - o Proesci - , que foi criado nos moldes do Pronasci. " A diferença fundamental em relação ao Pronasci federal é a idade de foco dos programas. Enquanto o Pronasci volta-se às pessoas que tenham a partir de 24 anos, o Proesci dará maior atenção àquelas que tenham a partir de 12 anos", informa. O delegado ressalta que é por volta dessa idade que os jovens passam a ter acesso às drogas e outros tipos de crime. Santana explica, ainda, quando o crime é simplesmente combatido em uma determinada região, ele se reinstala tempos após a ação policial. "O programa busca, assim que combatido o crime na região, promover no local ações sociais e de lazer, para que estas possam tomar o lugar, impossibilitando o retorno do crime", disse. Duarte comemorou a instalação Território da Paz em Esteio com ações do Proesci e destacou que o movimento vai trazer grandes benefícios em termos de segurança, especialmente com a criação do policiamento comunitário, uma das metas do coordenador. "A comunidade vai voltar a confiar mais nos nossos policiais. Há muitos anos lutamos pelo resgate da segurança em diversos bairros do município", disse. Duarte aproveitou para fazer uma mapeamento dos principais bairros que precisam de medidas ostensivas com urgência.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,