28/07/2011 - Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

A professora e educadora ambiental, Iara Pacheco, apresentou na última terça-feira, 26, a questão da educação e da gestão ambiental à Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, Iara apresentou também o mapa Conhecendo e Dilvugando as àguas e Banhados do Meu Município, que faz traçado do percurso do Rio dos sinos, desde a nascentes em Caará.

Conforme a professora, que usou o espaço da Tribuna Popular, o trabalho na cidade já existe há dez anos e resultados se refletem no conhecimento sobre o rio que as crianças demonstram já ter. “Os jovens não só lembram de datas como também pontuam os problemas de mortandade de peixes que vieram depois de 2006. Ainda que menos peixes tenham sido afetados depois desse episódio trágico,eles sabem que morreram peixes e que foi em função da ação dos homens”, descreve.

A professora também está à frente do Projeto Peixe Dourado, uma parceria do Comitesinos Unisinos e prefeituras, e visa sensibilizar a população da necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. "A Refinaria Alberto Pasqualini é parceira do projeto e contribuiu com os mapas, uniformes, cursos e GPS´s que foram usados pelas 10 escolas de Esteio onde foram realizadas as atividades", destaca.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
registrado em: