29/09/2011 - Vereadores recebem relatório de metas fiscais

Os vereadores Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), que integram a Comissão de Finanças e Orçamento, se reuniram, na tarde desta quarta-feira (28) com representantes da Secretaria Municipal da Fazenda, para a apresentação do relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2011. Sônia Vieira, secretária interina da Fazenda iniciou comentando que 66% do orçamento previsto para 2011 já foi executado. Segundo ela, tem se arrecadado sempre acima do esperado: “o que varia é a receita de capital, que puxa os percentuais para baixo”. Michele repassou aos representantes da secretaria um questionamento do vereador Jaime da Rosa (PSB), também integrante da comissão, que não pode participar da audiência: “a Unibrasp já repassou o recurso referente ao orçamento de 2010?”. A respeito disso, Sônia argumentou que é preciso formalizar um pedido de informações: “eu me recordo que existe um convênio, mas não tenho como confirmar se houve ou não repasse”. Em relação a despesas, José Fernando Pascoal, comentou que a transformação do Hospital São Camilo em Fundação de Saúde Pública de Direto Privado gerou muitas críticas, mas hoje é possível perceber que a mudança foi realmente necessária: “o município não teria como manter a folha de pagamento do hospital. Conforme Pascoal, no último quadrimestre de 2010, os gastos do Executivo estavam acima do limite prudencial.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156