08/08/2012 - Ambulantes externos do Parque Assis Brasil ficarão sob a coordenação de associação

Durante a 35ª Expointer 2012, que vai ocorrer de 25 de agosto a 2 de setembro, os ambulantes que comercializam em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil serão coordenados pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol).  A medida foi aprovada na noite de ontem (7) pela Câmara de Vereadores, através do projeto - de autoria do Executivo -  que firma o convênio com a entidade, sem ônus para o município. Até o ano passado, a organização deste espaço ficava por conta da  prefeitura de Esteio, através secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social A matéria foi pauta de reunião antes do projeto entrar em votação, em regime de urgência, entre a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oportunidade em que o Secretário José Luiz Daudt expôs as justificativas da proposta.  “A intenção, com a aprovação do firmamento do termo, é promover a organização dos espaços”, disse, argumentando que o Município de Esteio encontra anualmente dificuldades quanto à fiscalização em âmbito geral da feira, considerando o escasso número de funcionários próprios". A presidente da Comissão de Justiça, Michele Pereira(PT),  justificou que  os vereadores precisavam entender como ocorreu o processo , que chegou até a Avesol. A reunião foi acompanhada pelos vereadores Harri Zanoni (PSB), sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB) e Jaime da Rosa (PSB).
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156
    De acordo com a Secretaria, o espaço que delimita a área do Parque Assis Brasil será ocupado por aproximadamente 80 barracas de comercialização, durante os dez dias da feira. O Secretário lembrou ainda da proibição das vendas informais ocorrida no ano de 2003, decorrentes do não cumprimento das normas legais de comercialização. “Tivemos uma série de problemas de vendas ilícitas no local, falta de organização, falta de padronização e a decisão da Diretoria do Parque foi de proibir as vendas”, contou. “Desde então, o Governo do Estado tem nos exigido uma fiscalização mais rígida e estamos buscando melhorias no sentido de manter os comércios. Sabemos que a maioria consegue gerar um lucro importante e queremos auxiliar na continuidade destes trabalhos, daí a importância da parceria com associações que já conhecem o ramo, que vão se encarregar de orientar os comerciantes para que tudo esteja dentro das normas do termo”, explicou.
     A Avesol ficará responsável pela organização dos espaços na calçada da avenida Independência e, ainda, disponibilizar a estrutura hidráulica, elétrica,  segurança, manutenção e limpeza dos locais onde serão instaladas as tendas, bem como o credenciamento dos ambulantes e a fiscalização do cumprimento das cláusulas estabelecidas. As tendas terão alvará individual, iluminação, rede de água e esgoto. Para o funcionamento de cada barraca, será cobrado o valor de R$ 400,00 – referentes aos dez dias no local.
    O  representante da ASFERAP (Associação Rua da Praia), Juliano Fripp, parceira da Avesol, ressaltou que a associação é uma entidade sem fins lucrativos  que tem como missão promover ações que apóiem os trabalhadores informais, gerando trabalho e renda: “A associação não visa lucro, a nossa intenção é ajudar, eles precisam de oportunidades e esse é o nosso trabalho”, disse. A afirmação foi reforçada pelo padre Rudimar Dal’Asta , representante da AVESOL: “ A nossa prática diária é a busca da transformação social, oferecer oportunidade de maneira solidária, através de parcerias como esta que serão muito significativos para os ambulantes que muitas vezes passam por grandes dificuldades”, falou.
     Fundada no ano de 2002, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos e tem como missão promover ações de voluntariado e de solidariedade, apoiando grupos e comunidades organizadas em busca da transformação e justiça social. Sua atuação é fundamentada na educação popular, possui como campo preferencial de trabalho a Economia Solidária, o Voluntariado e a Assessoria a Projetos Sociais.

Mais fotos