12/09/2012 - Esgrimista esteiense é recebido com honrarias pela cidade

Esgrimista esteiense é recebido com honrarias pela cidade

O esgrimista gaúcho Jovane Guissone, que garantiu uma medalha de ouro inédita para o Brasil, na esgrima paraolimpíca (cadeira de rodas), na prova espada,  no último dia 5, nas Paraolimpíadas 2012, em Londres, foi recebido ontem(11), pelos moradores de Esteio e órgãos públicos, depois que chegou ao Aeroporto Salgado Filho, onde foi recebido pela famiília.
     Em frente ao prédio da prefeitura, o esgrimista recebeu um certificado de Honra ao Mérito, entregue pela secretária de Educação, Carla Mantay. Na oportunidade, o atleta agradeceu o carinho dos servidores e amigos, entre eles, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMD). "Fiz valer a pena o tempo que estive longe de casa, especialmente os momentos de treinos", disse emocionado.
     Para homenagear o atleta, Felipe apresentou na sessão desta terça-feira(11) uma proposta concedendo o Título de Cidadão Benemérito, que deverá ser votada nos próximos dias. "Este é um momento de orgulho e de superação.
     A Câmara de Vereadores não poderia deixar de reconhecer os feitos deste atleta na conquista da medalha de ouro", relata.Depois de um começo irregular na fase de classificatória de sua primeira Paraolimpíada, Jovane melhorou seu desempenho nas eliminatórias e chegou à final após três vitórias consecutivas.  O gaúcho, que entra para o RankBrasil,  ficou na final da esgrima em cadeira de rodas, categoria espada individual e venceu Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, em uma disputa equilibrada.
    Guissoni, que tem 29 anos, perdeu o movimento das pernas em 2004, quando foi atingido por um tiro nas costas, ao reagir a um assalto. Jovane começou na esgrima em 2008, revelando suas habilidades e mostrando que é possível superar limites físicos.
     Sua história de recordes começou antes de Londres. No ano de 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima adaptada, em uma competição internacional. O paratleta foi bronze na modalidade espada, na Copa do Mundo de Montreal, no Canadá. Neste ano, melhorou seu desempenho e ficou com a prata na Copa de Malchow, na Alemanha.
Por Méurin Fassini - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156