21/03/2012 - Esteio: Verba para o GATA é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Esteio: Verba para o GATA é tema de reunião na Câmara de Vereadores

A convite da Comissão de Finanças de Orçamento e da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, representantes das secretarias de Saúde e  da Fazenda participaram de uma reunião nesta terça-feira (20) para esclarecimentos  sobre os recursos orçamentários deste ano destinados a ONG Grupo de Amigos e Tratadores dos Animais (GATA).

Na ocasião, o secretario da Saúde, José Silveira, explicou que parte do orçamento aprovado, no valor de R$ 46 mil,  é vínculado à Vigilância Sanitária do Município.  Conforme Silveira,  o orçamento do Gata deve ficar  com recurso de  R$ 26 mil,  que deve ser utilizado, entre outras ações, para castrações. "Mesmo com a redução no orçamento, o recurso teve um acréscimo de 36% em relação ao ano passado", destacou o secretário.

Para a coordenadora do Projeto de Castrações do Gata, Erni Tornin, o município deveria assumir a responsabilidade com os animais. "A gente faz o que pode, mas diante da problemática, o que fazemos é muito pouco”, falou. “Precisamos de recursos para as emergências, pois existem  muitos animais de rua. Além disso,  fazemos feiras de adoção de filhotes, mas nunca temos uma boa procura. Sem falar nos cavalos maltratados, os quais não temos como ajudar”, conclui.

O encontro contou também com a presença dos representantes da Secretaria Municipal da Fazenda, Sônia Vieira e Luciano Fonseca, do Secretário de Articulação e Comunicação Institucional, Siegfried Bernich além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB)Michele Pereira (PT).

Por Meurin Fassini - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156