23/03/2012 - Andarilhos: Assistência Social deve intensificar abordagens no Centro de Esteio

Andarilhos: Assistência Social deve intensificar abordagens no Centro de Esteio
Depois de uma longa reunião entre os integrantes da Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Luiz Duarte (PTB) e Harri Zanoni (PSB),  Executivo, Brigada Militar e Ministério Público,  na última quarta-feira (21), sobre a situação dos andarilhos em Esteio, ficou acertado que a secretaria de Assistência Social deve intensificar as abordagens na área dentro dos próximos dias. A medida foi adotada durante a audiência pública solicitada pelo vereador Harri Zanoni. "Resolvemos alertar as autoridades sobre o problema que vem se agravando a cada dia.  Temos diversas reclamações dos comerciantes sobre abordagens aos clientes, inclusive de roubo.  O cartão postal da cidade é o centro. Precisamos encontrar uma saída” comenta. De acordo com o vereador proponente, uma contagem informal dos comerciantes apontou mais de 40 andarilhos na área central de Esteio. 

    Do encontro,  participaram também os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS) e Michele Pereira (PT), além do promotor de justiça André Mac Donald,  do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues, do Comandante da 34º BPM, Andreis Dal Lago, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), Léa Silva e do diretor da secretaria de Segurança,  Luiz Terra.
    A coordenadora do CREAS explicou que  foram retiradas algumas famílias das ruas, através de projetos sociais, mas relata que o processo é lento devido a resistência dos mesmos. “O nosso trabalho é cuidar das pessoas em situação de rua. Abordamos e acompanhamos essas pessoas para que sejam encaminhadas para um local  propício. Além disso,  pessoas que correm risco de vida ou aquelas que podem colocar a vida dos outros em perigo, são encaminhadas aos alugueis sociais. Também entregamos kits de alimentos” disse. 
    O promotor lembrou a Constituição Federal , ressaltando o direito de ir e vir de qualquer cidadão. "Entretanto é preciso que as denúncias sejam formalizadas. Precisamos saber quem são exatamente as pessoas que furtam para tomar as medidas necessárias”, informou.
    Para o comandante do 34º BPM,  ainda não chegou ao conhecimento da Brigada que algum andarilho tenha praticado furto no centro. "É preciso fazer o registro na delegacia. “A partir do registro na polícia podemos verificar quem comete os delitos", disse Andrei. O comandante aproveitou para  divulgar o número  96784008 para que a comunidade possa fazer a denúncia  e por  e-mail: 34bpm-comunidade@brigadamilitar.rs.gov.br . O presidente da Comissão de Segurança,  o vereador Luiz Duarte,  vai buscar junto às assistentes sociais o número de abordagens realizadas após a audiência pública para subsidiar uma possível nova reunião.

 

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Andarilhos: Assistência Social deve intensificar abordagens no Centro de Esteio