31/10/2012 - Câmara de Esteio debate Relatório de Gestão dos Recursos do Sus

Câmara de Esteio debate Relatório de Gestão dos Recursos do Sus

A Comissão de Sáude da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), além do vereador Jaime da Rosa (PSB), realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira, 29, sobre o relatório de gestão municipal de saúde, relativo ao segundo trimestre de 2012. Na oportunidade, o secretário de Saúde, José Silveira, explicou que o município aplicou 31,52% em saúde, oriundo de receitas próprias. Segundo o relatório, são realizadas, em média, 650 consultas especializadas por mês.

O vereador Jaime da Rosa (PSB) aproveitou para pedir informações sobre as consultas de enfermagem. Conforme Silveira, os atendimentos são realizados de acordo com o processo de acolhimento nos postos, assim como na Fundação de Saúde. "Os enfermeiros avaliam e classificam os casos mais graves como prioridade", ressalta. O objetivo, de acordo com o secretário,  é fazer com que os pacientes com problemas mais graves, sejam atendidos no mesmo dia do acolhimento. Silveira também destacou que todas as equipes de enfermagem estão sendo capacitadas para este procedimento.

O vereador questionou, ainda, a falta de pediatras na Fundação São Camilo nos finais de semana. Segundo o secretário, as providências estão sendo tomadas para a contratação de profissionais para a área e que, se concretizada a implantação da Saúde da Atenção da Família, o processo de contratação poderá ser agilizado.

O encontro, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, contou com a participação da diretora do Hospital São Camilo, Liege Jesus e do integrante do Conselho Municipal de Saúde, Marcelino Anflor.

Por  Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156