05/12/2013 - Vereadores visitam Hospital São Camilo

Câmara repassou R$ 190 mil de seu orçamento para auxiliar fundação

05/12/2013 - As dependências que foram reestruturadas da UTI e a chegada de equipamentos e leitos novos, através de contrato de cinco anos com o governo do Estado, foram pauta da visita do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores Leonardo Dahmer(PT) e Felipe Costella(PMDB), na manhã de hoje(5), a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo. A comitiva do Legislativo foi acompanhada pelo prefeito Gilmar Rinaldi e pelo vice-prefeito, Fladimir Costella, além de diretores da fundação. O diretor técnico, o pediatra Marcelo de Oliveira Saldanha, mostrou os novos leitos equipados com sistema de sensores e monitores cardíacos, além de colchões especiais que evitam danos à pele. "Ao todo são dez leitos, mas apenas sete estão em total funcionalidade em função da falta de monitores", disse. a unidade também está equipada com um novo carro de paradas cardiorespirtaórias e desfibriladores.
Na oportunidade, a equipe destacou que o município deve receber R$ 38 milhões da contratualização com o estado, através do 100% SUS. Até o momento, segundo o diretor admnistrativo, Norberto Bierhalls, chegaram R$ 3 milhões e mais R$ 4 milhões estão a caminho, em formato de antecipação. "Quanto mais procedimentos realizarmos, mais recursos vem do estado", disse o Saldanha. Bierhalls explica que pretende chegar aos R$ 45 mlhões. "O que vem, por enquanto, são os R$ 38 milhões", garantiu. Durante a visita, o presidente da Câmara, Jaime da Rosa reafirmou que a verba para a compra e a instalação de condicionares de ar para o Psto 3 e o aluguel de equipamentos, a exemplo de respiradores, monitores cardíacos e incubadoras, para que setores essenciais voltem a funcionar no hospital, com recursos da Câmara, no valor de R$190 mil, já foi destinados ao Executivo."O condicionar de ar não é mais um luxo, e sim, uma necessidade para os pacientes e também para os funcionários", disse. De acordo com o prefeito, a assinatura do contrato com a empresa que vai instalar os condicionadores de ar deve ocorrer nos próximos dias.

Por Terezinha Bobsin.