Corsan explica ações à Câmara de Vereadores

06/02/2013 - Preocupados com as constantes reclamações sobre falta de fechamento dos buracos deixados no asfalto a cada ação da Corsan nas vias de Esteio, os vereadores da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, reuniram-se no último dia 5, com o coordenador Operacional da empresa, Luiz Antônio Ratkiewicz, no Plenário da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a comissão, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo dahmer (PT), Rafael Figliero(PTB), além do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB) e a vereadora Beatriz Lopes(PT), questionou a falta de agilidade na conclusão das obras de reparo nas redes em diversas vias, em especial as aberturas no asfalto da rua Bento Gonçalves, localizada no Centro, bem como a falta de sinalização nos locais onde houve a retirada do asfalto, o que tem provocado considerável número acidentes. Além disso, o desnível na via, após a intervenção da empresa, assim como uma segunda execução do mesmo serviço, também foram alvo de reclamação da Comissão. Segundo o coordenador, a falta de sinalização se deve ao grande número de furto dos equipamentos, como cones e cavaletes que a empresa disponibiliza. Já sobre o desvio e a repetição do trabalho se deve, conforme Ratkiewic, ao tipo de solo encontrado no município. "O solo em Esteio não possui estabilidade, o que pode provocar um deslocamento no asfalto a cada obra. Por esta razão, também não podemos usar máquinas de compactação", destaca. Quanto a Bento Gonçalves, Ratkiewicz comparou-a a um prédio velho. "Consertamos num lado, estraga de outro com trechos que chegam a quase 200 metros", argumenta. O coordenador informa ainda, que, para evitar transtornos, a rede de canalização será realizada nos dois lados da via - atualmente é no centro - , obra que deve começar com o PAC 2. "Em março devemos iniciar os trabalhos de troca de canalização na Bento Gonçalves", informou. Ratkiewicz explicou que as avenidas Padre claret, 24 de Agosto, Presidente Vargas e a rua Senador Salgado Filho receberão uma atenção especial de canalização nos dois lados da via, para que se inicie o asfaltamento das vias. Durante a reunião, o coordenador destacou que são 85 km de canos de fibrocimento, ou seja, 170 km de rede que precisam ser trocados. "Não será uma obra rápida. A previsão é de, pelo menos, 15 anos para a conclusão", observa. Ratkiewicz informou que há possibilidade de desabastecimento de água durante esta semana no bairro Novo Esteio. Os cortes podem ser necessários devido ao assentamento da rede de coleta de esgoto. Atualmente, a obra vem sendo realizada na avenida Rio Branco e deve se estender por mais 15 dias. Caso ocorram os cortes de abastecimento, a área atingida será exclusivamente o bairro Novo Esteio. "No mês de outubro, deverá ser inaugurada a primeira parte das obras de implantação do sistema, que ampliará para 93% o esgotamento sanitário no município. Estão sendo construídos uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e três elevatórias, bem como 130 quilômetros de redes e 10.552 ligações", afirma. Os próximos lotes do trabalho, a serem licitados, incluem novas redes coletoras, estação de bombeamento e complementação da ETE, beneficiando os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Premem, Centro e Parque Amador.

Corsan explica ações à Câmara de Vereadores
Por Terezinha Bobsin.