Esteio: Estudantes das escolas especiais recebem cartão do passe livre

Benefício foi concedido a partir de uma emenda da Câmara de Vereadores

06/12/2013 - A partir de hoje(6), os estudantes portadores de necessidades especiais de Esteio e os que vêm da região para estudar na Escola Estadual Especial para Surdos Padre Réus, têm passe livre no município. A iniciativa foi uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. A entrega das carteirinhas para os estudantes da região ocorreu na manhã de hoje(6), nas dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida Presidente Vargas, onde a escola está atendendo provisoriamente por estar interditada, e contou com a presença do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores, Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira (PT), Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB) e Rafael Figliero(PT), além de representantes do Executivo.

Jaime da Rosa aproveitou para falar sobre a emenda de iniciativa da Câmara à Lei 4.407/07, que dispõe sobre a gratuidade no Sistema de Transporte Público, estendendo à pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual eq ue estejam matriculadas em instituições especiais de ensino do município, o benefício. "A princípio uma emenda do vereador Rafael Figliero garantia o benefício para pessoas surdas, mas resolvemos ampliar, conforme audiência pública realizada pela Comissão de Saúde em outubro", destacou.
O prefeito Gilmar Rinaldi, afirmou que Esteio está fazendo sua parte. "É preciso que outros municípios também adotem esta medida", relatou.
Os estudantes com necessidades especais, que residem em Esteio, devem procurar a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na Avenida Porto Alegre, 505 - Jardim Planalto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17horas para o cadastramento. Devem levar os seguintes documentos: uma foto 3x4; comprovante de endereço; atestado médico comprovando a necessidade especial; duas testemunhas e comprovante de 1,5 salário mínimo, além do comprovante de matricula nas escolas especiais.
A professora da escola Padre Réus, Fabiane Gorniski, destacou a importância deste benefício: o passe livre foi uma grande conquista para os jovens que vêm de Sapucaia do Sul, Canoas e alguns de São Leopoldo. "Além de pagar a passagem intermunicipal, eles tinham que pagar a municipal", disse. A professora também informou que as obras de recuperação da Padre Réus, interditada pelo Corpo de Bombeiros em 4 de novembro devido a problemas no telhado e na rede elétrica, devem iniciar em janeiro e tem 120 dias para conclusão. "A afirmação é da Coordenadoria de Educação do Estado. Esperamos iniciar o ano letivo em nossas instalações", disse, agradecendo o espaço cedido pela igreja.

Esteio: Estudantes das escolas especiais recebem cartão do passe livre
Por Terezinha Bobsin.