Prefeitura de Esteio promete reforma geral no Cemitério 2 de Novembro até maio

Presidente da Câmara anuncia que parte da economia do Legislativo deste ano será direcionada à reforma do cemitério

08/02/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio cobrou da prefeitura na noite de ontem(7), medidas para ampliação de espaços, que estão se esgotando, e reforma geral do Cemitério Municipal 2 de Novembro, localizado na rua 24 de Agosto, 3285, Bairro Santo Inácio. Em vistoria ao local na tarde de quarta-feira,6, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, constatou, além do grande acúmulo de lixo, problemas de infiltração nos túmulos, falta de iluminação e infiltração nas galerias; as capelas mortuárias, ao todo quatro, com fios de alta tensão expostos, goteiras e péssimo estado de conservação; falta de pintura, telhas quebradas, bem como um matagal que abriga drogadição, atos ilícitos e de vandalismo.

Conforme o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal(PP), o cemitério está com sua estrutura completamente comprometida. "Encontramos até túmulos recentes ao lado de lixo. É lamentável ", destaca. Durante a reunião, que contou com a presença dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PT), Leonardo Dahmer(PT) e o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além dos secretários de Obras Viárias, José Luiz da Silva, do Meio Ambiente, Valmir da Silva, e representantes da Saúde e Assistência Social, a Comissão também ressaltou que o local pode oferecer risco à saúde pública, devido a quantidade de cães que circulam no cemitério. Para a representante da pasta da Saúde, Tatiane Dela Pase, não existem riscos iminentes de doenças que possam afetar a população. "Mas a vistoria que realizamos nesta semana, não foi aprofundada", comenta.

O secretário de Obras, José Luiz da Silva, reconheceu os problemas estruturais no local e garantiu que a prefeitura já está tomando as medidas necessárias. "Nosso primeiro passo é realizar uma reforma geral, dentro do orçamento deste ano", disse. A previsão de custo da reforma, conforme o secretário é de R$ 150 mil, e inclui a construção de um banheiro público, com acessibilidade e mobilidade. A reforma geral, segundo o secretário, deve ficar pronta em maio, até o dia das mães. Entretanto, o secretário ressaltou que o orçamento deste ano para a reforma é de R$ 100 mil. Quanto a ampliação do espaço, o titular da pasta destacou que existe a possibilidade de desafetação de parte de área da Avenida das Américas e avenida Santo Inácio de Loyola, situada ao lado do cemitério, mas que precisa de audiência pública para informar à comunidade local e o licenciamento da Fepam. "Esta é uma medida paliativa para resolver a falta de espaço. A verticalização do Cemitério 2 de Novembro é a única saída e já está nos planos do governo", reforça, informando que em breve haverá um levantamento dos túmulos abandonados - exceto jazigos perpétuos, para futura abertura de espaço.

Silva também falou na reforma administrativa, que deverá contar com um administrador e um auxiliar administrativo. O presidente Jaime da Rosa aproveitou para anunciar que parte da economia deste ano da Câmara de Vereadores, devolvida sempre do final do ano, será antecipada para auxiliar nos custos da reforma geral do cemitério. Participaram da audiência representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/Esteio; da Igreja Luterana Bom Pastor e da escola Coração de Maria.

Mais fotos

Prefeitura de Esteio promete reforma geral no Cemitério 2 de Novembro até maio