Canoas e Esteio devem elaborar projetos para evitar enchentes

Termo de cooperação técnica foi assinado hoje(8)

08/11/2013 - Um termo de cooperação técnica visando a elaboração de projetos para evitar enchentes foi assinado na manhã de hoje(8), no Salão Nobre da Prefeitura, esnre os municípios de Esteio e Canoas. O objetivo do termo é a contratação de estudos e projetos que irão viabilizar a execução de sistemas de proteção às enchentes e a recuperação da sub-bacia do Arroio Sapucaia, afluente do Rio dos Sinos. O investimento será de R$ 1,5 milhão, verba que deve ser captada junto ao governo Federal. O documento foi assinado pelos prefeitos Gilmar Rinaldi e Jairo Jorge, além do secretário de Obras, Luiz Carlos Busato e do diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

Conforme o acordo, as ações de contenção devem ser baseadas nos estudos de drenagem urbana do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS),realizado em 2006. Os estudos efetuados preveem como solução, a implantação de diques, melhorias nas seções transversais dos canais, combinadas com reservação dos volumes excedentes, para que a capacidade da rede seja compatível com a capacidade atual do trecho sob as pontes do sistema BR-116-Trensurb (não sendo necessária a ampliação do trecho sob as pontes do sistema BR-116-Trensurb). Além de Esteio e Canoas, as soluções possíveis abrangem os municípios de Sapucaia do Sul, Cachoeirinha e Gravataí, que vão ser chamados para discutir as ações a serem implementadas.
Segundo os executivos de Canoas e Esteio, o plano será realizado em três fases: Diagnóstico e estudos preliminares; Elaboração dos estudos e concepção e anteprojetos e Elaboração dos projetos executivos e licenciamentos do sistema de controle de enchentes. A solenidade teve a particiapção do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), do vice Leonardo Dahmer(PT) e dos vereadores Rafael Figliero(PTB) e Beatriz Lopes(PT).

Canoas e Esteio devem elaborar projetos para evitar enchentes
Por Terezinha Bobsin.