Vereadores participam do lançamento da 1ª publicação do Observatório da Segurança e da Mobilidade

Vereadores participam do lançamento da 1ª  publicação do Obervatório da Segurança e da Mobilidade

09/04/2013 - Os vereadores Leonardo Dahmer(PT), Beatriz Lopes (PT), Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero(PTB), Felipe Costella(PMDB) e Jane Battistello(PDT), participaram na manhã de hoje, 9, do lançamento da primeira edição da publicação Observatório da Segurança e Mobilidade, que ocorreu no Plenário do Legislativo. O evento contou com a presença ddo secretário estadual de segurança pública, Airton Michels, entre outras autoridades municipais e estaduais.

Na oportunidade, foram apresentados os dados dos últimos dez anos na área da segurança no municíopio, através de uma publicação elaborada pelo Executivo, que aponta uma redução dos principais crimes e nos últimos anos, com destaque para a queda de roubos, para o menor índice de homicídios da Região Metropolitana de Porto Alegre, além da redução de acidentes de trânsito. Conforme o vice-presidente da Câmara, Leonardo Dahmer, a integração entre o Executivo e os órgãos de segurança, é a grande responsável pela redução dos índices de violência no município, com a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Também o prefeito Gilmar Rinaldi, reforçou que a união entre as forças dos governos estadual e federal com os órgãos da prefeitura foi o grande responsável pelos números apresentados, destacando o trabalho da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e outros órgãos que compõe o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Já o secretário Airton Michels citou o papel do Observatório de Políticas Públicas (OPP) em todo estado e informou que será implantado, em breve, mais um território da paz no bairro Novo Esteio e , também, a implantação da Patrulha Maria da Penha até a metade deste ano no município. Na oportunidade, o vereador Felipe Costella recebeu do prefeito uma distinção pelos relevantes serviços prestados à segurança pública.

Durante a solenidade, os vereadores da Comissão de Segurança entregaram ao Coordenador Estadual do Policiamento Comunitário, coronel Júlio César Marobim um ofício aprovado pelo Plenário, reafirmando a necessidade de implantação do núcleo no bairros Novo Esteio, Osório e Três Portos.

Confira o que é o GGI-M

O Observatório faz parte das ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Esteio. O GGI-M é a integração entre forças de segurança do município (Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar) com órgãos da Prefeitura, como secretarias municipais, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. A equipe realiza ações especiais de fiscalização e combate a violência no município. O objetivo é prevenir, orientar e reprimir os delitos referentes à saúde pública.
Por Terezinha Bobsin.