Vereadores pedem apuração de responsabilidades pelas últimas enchentes ao MPF

09/12/2013 - O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), que preside a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, esteve na tarde de hoje (09), acompanhado do vereador Leonardo Pascoal (PP), no Ministério Público Federal, em Canoas, para discutir os fatores causadores e as responsabilidades pelas últimas enchentes que atingiram Esteio. Durante a conversa com o Procurador Federal Harold Hoppe, os vereadores se disseram preocupados com as obras da Rodovia da BR 448, que segundo eles, foram a causa das enchentes. Kohlrausch falou sobre a necessidade da construção de diques auxiliares e casas de bombas, e disse que durante as audiências públicas realizadas na Câmara de Esteio, os próprios representantes do DNIT, afirmaram a necessidade dessas obras complementares no trecho da via situado entre os municípios de Esteio e Sapucaia. “Entendemos que a limpeza nos arroios é importante, mas que a realização das obras é fundamental”, disse o vereador. O Vereador Leonardo Pascoal (PP) lembrou que após a enchente ocorrida no mês de outubro, foram feitas limpezas nos arroios, mas que, no entanto, não foram suficientes para evitar que uma próxima enchente acontecesse. Os parlamentares entregaram cópias das atas das audiências públicas realizadas nos últimos meses com membros do Executivo, DNIT e comunidade, além de um laudo pericial que menciona desvio de córregos através das obras. O procurador disse que vai entrar com um pedido de informações circunstanciais sobre o que estava previsto no projeto e o que foi executado nas obras e que pretende agendar audiência com o DNIT e com os vereadores, antes do dia 19 de dezembro de 2013, data prevista para a inauguração da rodovia.
Por Terezinha Bobsin.