Vereadores discutem projeto de doação de área para modernização do Parque Assis Brasil

10/12/2013 - A doação ao governo do Estado de uma área no Novo Esteio, junto a zona industrial, foi pauta de reunião na tarde de ontem(10), entre a Câmara de Vereadores e os diretores do Parque de Exposições Assis Brasil. Durante o encontro, ocorrido no prédio do Legislativo, os diretores, Jefferson Chiarelli e Marcio Muller, explicaram que o local vai ser utilizado para a modernização e ampliação do parque. "Como é do conhecimento público, o governo do estado pretende investir na ampliação e readequação do Assis Brasil, criando um espaço multifuncional, voltado às atividades do agronegócio, agricultura familiar e ao cavalo crioulo.", disseram.

Segundo os diretores, o investimento público, através do BNDES, será de R$ 72 milhões e o estado depende da aprovação deste projeto para seguir a execução do investimento, que tem previsão de término de oito anos. Muller salientou, ainda que a ideia é construir um dique no local para que não ocorram alagamentos no Parque, a exemplo deste ano. "Todos os estudos estão sendo realizados pela Metroplan, através do Termo de Cooperação assinado recentemente entre a Metroplan e os municípios de Esteio e Canoas", destacou Muller.
De acordo com os vereadores, a situação da área, de 13 mil metros quadrados, que ainda está habitada por duas familias e empresas, precisa ser melhor esclarecida pelo Executivo. Além disso, para a maioria dos vereadores, é preciso que seja estabelecido prazo de início das obras. Os vereadores questionaram sobre a contrapartida para o município e os benefícios que a doação trará à cidade. "Ficamos apenas com o ônus das atividades no parque", afirmaram,
Em material informativo, os diretores observaram que o parque de Exposições vai abrigar um Centro Institucional Agrofácil; Centro Educacional; Centro de Eventos; Agroshopping e um Parque Técnológico. Conforme eles, a Associação Brasileira de Criados de Cavalos Crioulos e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS também sofrerão processo de modernização e reurbanização de suas instalações, visando o uso para promoções durante todo o ano. Chiarelli garantiuque o Centro de Eventos, que vai abrigar os shows terá acústica Um novo encontro será realizado nos próximos dias.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), os vereadores Harri Zanoni(PSB), Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB), Jane Battistello(Solidariedade), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira PT) e Rafael Figliero(PTB).

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.