Possíveis irregularidades no Pronatec Tec preocupam Comissão de Educação

11/09/2013 - Denúncias de possíveis irregularidades no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Tec) - específico para nível médio - chegaram à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. Segundo o relato de uma das mães, as alunos ficaram meses sem receber os benefícios previstos, como transporte e lanche. As aulas foram realizadas na Casa de Cultura, já que o município não conta com um prédio do Senac. O programa é oferecido pelo Governo Federal em parceria com Estado e Prefeitura. A mãe relatou aos vereadores da Comissão de Educação, Beatriz Lopes (PT), Jane Battistello (PDT) e Rafael Figliero (PTB) que durante todo o curso custeou as passagens e que por diversas vezes entrou em contato com a equipe do Senac informando os problemas. “Procurei diversas pessoas para tentar sanar a situação, mas sem sucesso”, disse.

Além disso, os alunos não contaram com todos os equipamentos necessários para a realização do curso de língua inglesa, como o rádio. “A metade do curso previa aulas com o uso de rádio, e os alunos não tiveram”, contou. A fim de buscar soluções os vereadores integrantes da Comissão, expuseram a situação à diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Alice Ritter, em conversa esta tarde (10), na câmara. Alice que também é interlocutora do projeto no município, disse ter conhecimento de outros casos de problemas com os cartões de transporte e sugeriu que se convoque um encontro com todos os envolvidos para que possam ser tomadas as medidas necessárias, como o ressarcimento aos alunos prejudicados. A reunião foi marcada para o dia 24/09 às 15 horas no Plenário. Para o encontro serão convidados representantes do SENAC São Leopoldo, representantes do Pronatec Tec, por meio da Secretaria Estadual de Educação e o Consórcio Transporte Esteio Urbano.

Por Terezinha Bobsin.