Transporte escolar é tema de debate na Câmara de Esteio

11/12/2013 - A Comissão de Segurança da Câmara,composta pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), Beatriz Lopes (PT) e Harri Zanoni (PSB) reuniu-se na última segunda-feira, 9, com o Diretor de Mobilidade e Trânsito, Eurico Siqueira; com o presidente da Associação de Transporte Escolar, Marcos Vianna, e alguns representantes do segmento no município para tratar sobre fiscalização e supostas irregularidades no serviço. Entre as reclamações estão os veículos que andam sem alvará, utilizando apenas a licença da Metroplan, que autoriza circulação somente entre cidades.
Durante a conversa, Siqueira informou a dificuldade para esta fiscalização. "Estes veículos trabalham com fretamento, e isto é permitido", disse. O diretor admitiu, ainda, o conflito entre as leis que regulam o transporte escolar. Entretanto, os transportadores afirmaram que existem cinco veículos trabalhando de forma irregular e que as crianças transportadas não constam nas listas de fretamento. "A fiscalização deve ser feita de outra forma, através de flagrante", disse a Karine Bartholomeus. De acordo com o diretor, a secretaria apenas cumpre a lei. “Procuramos agir conforme determina a lei. Além disso, temos um registro com as vans que circulam na cidade”,diz Siqueira A discussão a respeito da legislação municipal sobre a circulação do transporte e o papel da Metroplan também ganharam destaque. Os vereadores enfatizaram que as leis municipais devem ser cumpridas pois dão direcionamento às ações dentro da cidade. O presidente da Comissão, Felipe Costella, acrescentou que a Câmara vai levar a situação ao conhecimento do Executivo.

Por Terezinha Bobsin.