Vereadores conhecem Estação de Tratamento de Esgoto no Novo Esteio

13/09/2013 - O presidente da Cãmara, Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores Jane Battistello(PDT), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlraucha(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB), visitaram na tarde de ontem(12), a Estação de Tratamento de Esgoto da CORSAN, que está sendo construída no Novo Esteio. A obra, que está orçada em R$ 28,75 mil, é a última etapa da ampliação da rede de esgoto que atenderá Esteio e Sapucaia do Sul. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e próprios da Corsan. "O sistema, que funciona há pouco mais de um ano, vai atender alguns pontos de Canoas", observou o engenheiro Ilson Behling.

Os vereadores conheceram o laboratório e os tanques de tratamento de água. Além disso, aproveitaram para questionar a respeito da emissão de odores, uma preocupação dos moradores do entorno e a quantidade de cloro encontrado, especialmente, no Novo Esteio e no Centro. "A concentração do cloro é maior em função da estação de tratamento", relatou o funcionário Fernando Oliveira . Ele informou, ainda, que a topografia de Esteio é melhor do que a de Sapucaia. Sobre os odores, o funcionário disse que estação adota um sistema diferente de tratamento das estações de Cachoeirinha e da Estrada do Mar. "De cachoerinha o esgoto é à ceu aberto e na ETE/Esteio será parcialmente fechada. "Desta forma, segundo ele, não deverá ocorrer emissão de odores que afetem a comunidade".

Vereadores conhecem Estação de Tratamento de Esgoto no Novo Esteio
Por Terezinha Bobsin.