Câmara de Esteio sedia abertura do ano letivo

Câmara de Esteio  sedia abertura do ano letivo

15/02/2013 - Na tarde desta quinta-feira (14), o Plenário da Câmara de Esteio foi sede da “Recepção e Formação das Equipes Diretivas dos centros municipais de educação básica (CEMBS) e escolas municipais de educação infantil (EMEIS)”. A atividade fez parte da programação da Abertura do Ano Letivo 2013 do município e contou com a presença do prefeito Gilmar Rinaldi (PT), da Secretária Municipal de Educação e Esporte Carla Mantay, de membros do Comdica, além dos vereadores Beatriz Lopes (PT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB).

Na oportunidade, foi realizada a entrega oficial da publicação “Princípios das Práticas Cotidianas das Escolas de Educação Infantil do Município de Esteio”, documento que teve a coordenação da vereadora Beatriz Lopes (PT), quando no exercício de Diretora Técnica de Educação, em 2012.

A obra é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Esporte com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e foi escrita a partir de sentidos e documentos oficiais do cotidiano das escolas de educação infantil de Esteio.

Em sua fala, a vereadora, que também compõem a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, Beatriz Lopes destacou os avanços da educação na cidade. “Se tem uma coisa que nós temos muito a comemorar no nosso município é a política dos últimos anos para a educação infantil, que hoje é referência para outros municípios, em cenário nacional, estadual e região metropolitana. A entrega deste documento é de muito orgulho já que foi um projeto que eu vi nascer e que com certeza irá contribuir para reflexões em torno dos direitos da criança e da construção de uma escola de educação Infantil cada vez mais qualificada”, disse.

A vereadora falou ainda da ampliação de vagas nas escolas municipais infantis e da redução da carga horária dos professores de 32 para 30 horas. “Em 2012 conseguimos contemplar quase 3 mil crianças e conseguimos atender a reivindicação dos professores e reduzir a carga horária de 32 horas para 30 horas, sem redução do salário”, ressaltou agradecendo aos demais vereadores por muitos dos projetos de qualificação terem sido aprovados na Câmara.

“Quando se investe na educação infantil estamos evitando problemas futuros, possibilitando outra visão de vida baseada em questões de cidadania, meio ambiente, e logo nós vamos começar a ver resultado disso”, concluiu.

Câmara de Esteio  sedia abertura do ano letivo
Por Terezinha Bobsin.