Programa de Auxílio Cidadão é tema de reunião na Câmara de Esteio

Programa de Auxílio Cidadão  é tema de reunião na Câmara de Esteio

16/01/2013 - A Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella (PMDB), se reuniu com representantes do Executivo e com a diretora do Colégio Coração de Maria, Sirlei Meneguzzi, para esclarecer questões sobre o projeto de convênio com a escola para execução do Programa de Auxílio Cidadão (PROAC), na tarde desta terça-feira (15). Os vereadores Beatriz Lopes (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Rafael Fligliero (PTB) também participaram da reunião. Entre as dúvidas esteve o número de vagas abertas para o programa, que foi explicado pela Coordenadora da Secretaria de Economia e Assistência Sustentável, Rochele Moreira: “O PROAC iniciou em 2009 com 38 participantes e, hoje, são 44 vagas , entretanto temos apenas 30 vagas ocupadas.

Quem for contratado receberá capacitação e terá a oportunidade de trabalhar auxiliando na limpeza pública” disse. Conforme a coodenadora, cada pessoa selecionada, realiza atividades assistências em prol do cuidado da cidade, como o embelezamento, a preservação e limpeza. Rochele Moreira explica, ainda que as pessoas conveniadas recebem o auxílio de R$ 339,00 a atividade é limitada aos moradores dos bairros, Parque Primavera, Vila Ezequiel, Vila Osório e Vila Pedreira. Segundo Rochele Moreira, a evolução das famílias cadastradas é evidente. “É visível a melhora na situação das famílias” disse. O Proac envolve pessoas entre 18 e 65 anos que estão sem emprego e não recebem benefícios de programas sociais. Interessados devem procurar os centros de referência em assistência social (Cras) Conviver (Rua Ernesto Menezes, 52, Bairro Vila Olímpica) ou Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 204, Bairro Primavera), para concorrer a uma das vagas. A seleção dos participantes é feita via Cadastro Único. A autorização de continuidade do PROAC na escola foi aprovada em sessão de ontem (15).

Programa de Auxílio Cidadão  é tema de reunião na Câmara de Esteio
Por Daniela Molon.