Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio

Executivo diz que as obras de dragagem dos arroios Sapucaia e Esteio devem ficar prontas em 60 dias.

16/08/2013 - Os moradores da Vila Ezequiel, São Sebastião e Centro, participaram na noite de ontem(15), da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, na escola Ezequiel Nunes Filho, no bairro São Sebastião. A atividade, comandada pelo presidente da Comissão, Vereador Leonardo Pascoal(PP), contou com a participação de representantes do Executivo, além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer(PT); Harri Zanoni(PSB),Marcelo Kolhausch(PDT), Rafael Figliero(PTB) e os gabinetes dos vereadores Felipe Costella(PMDB) e Michele Pereira(PT).
A comunidade local aproveitou para questionar sobre o cronograma das obras que devem evitar as constantes enchentes que os bairros vem sofrendo ao longo dos anos, especialmente a cada chuva. De acordo com moradora da rua Bom Jesus, 294, Clair Reis, a área se tranformou numa bacia. "É preciso que medidas urgentes sejam tomadas. Não acredito que não exista solução rápida para reolver nosso problema. A cada chuva ficamos desesperados", disse. Ela apontou que desde 2003 não é realizada a limpeza na caixa de captação. A comunidade relatou problemas com o esgoto, bueiros quebrados e entupidos, que acabam não dando vazão às águas da chuva, bem como dos buracos nas ruas asfaltadas. Também a moradora Rosa Maria,  relatou a dificuldade em cada chuva e de problemas para contatar a concessionário AES Sul em função de árvores que estão batendo nos fios de alta tensão em frente à sua residência.
 A comunidade e os vereadores também pediram informações sobre o valor da obra do desassoreamento dos arroios Esteio e Sapucaia e sobre a demora na solicitação da delegação de competência para a realização do aprofundamento dos arroios, solitada à Fepam em maio deste ano.
O secretário de Obras, José Luiz da Silva, falou sobre as ações e o cronograma de limpeza que visam amenizar a ocorrência de enchentes na cidade. "Não temos uma solução definitiva para acabar com as enchentes", disse, destacando que será realiza uma obra de canalização na rua Bento Gonçalves, o que deve resolver, paliativamente, o problema das cheias nas Travessa Viamão, Bom Jesus e parte da Bento Gonçalves. Silva reforçou que não tem data para o início desta obra, mas prazo é até dezembro. Sobre o desassoreamento dos arroios Sapucaia e Esteio, o secretário disse que o Executivo assinou uma ordem de serviço no último dia 10. "Será feito no trecho entre a Rua São Borja e o Rio dos Sinos, numa extensão de 7,25 quilômetros. Depois, será feito o mesmo trabalho no Arroio Esteio, entre a Rua David Canabarro e a Avenida Presidente Vargas. Serão 30 dias para o Sapucaia, mais 30 para o Esteio", argumentou.

Já sobre o valor da obra dos arroios, o secretário afirmou que a informação deve ser solicitada junto à secretaria de Planejamento. O secretário de Meio Ambiente, Valmir da Silva e sua equipe de biólogos também participaram da audiência.

O que disseram os vereadores:
Leonardo Pascoal: "60 dias para dragar o arroio é muito tempo. Houve demora no pedido da delegação da competência junto à Fepam"
 Harri Zanoni: Falta gestão e planejamento da administração"
Marcelo Kolrausch: "Cobrar da Petrobras o apoio. Dentro da estatal passa o Arroio Guajuviras, que desafoga no Sapucaia"
Leonardo Dahmer: "A solução não está em Esteio, mas fora. È preciso discutir a sub-bacia do Arroio Esteio e Sapucaia. As cidades de Gravatai e Canoas precisam estar envolvidas no debate"
Jaime da Rosa: "Com a construção da empresa Bolognesi Empreendimentos na várzea do Rio dos Sinos, a água não terá mais para onde escoar e acabará voltando aos bairros".
Rafael Filgiero: "É um problema histórico devido ao crescimento desordenado da cidade".

Mais fotos

Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio