Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio

Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio


Executivo diz que as obras de dragagem dos arroios Sapucaia e Esteio devem ficar prontas em 60 dias.

16/08/2013 - Os moradores da Vila Ezequiel, São Sebastião e Centro, participaram na noite de ontem(15), da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, na escola Ezequiel Nunes Filho, no bairro São Sebastião. A atividade, comandada pelo presidente da Comissão, Vereador Leonardo Pascoal(PP), contou com a participação de representantes do Executivo, além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer(PT); Harri Zanoni(PSB),Marcelo Kolhausch(PDT), Rafael Figliero(PTB) e os gabinetes dos vereadores Felipe Costella(PMDB) e Michele Pereira(PT).
A comunidade local aproveitou para questionar sobre o cronograma das obras que devem evitar as constantes enchentes que os bairros vem sofrendo ao longo dos anos, especialmente a cada chuva. De acordo com moradora da rua Bom Jesus, 294, Clair Reis, a área se tranformou numa bacia. "É preciso que medidas urgentes sejam tomadas. Não acredito que não exista solução rápida para reolver nosso problema. A cada chuva ficamos desesperados", disse. Ela apontou que desde 2003 não é realizada a limpeza na caixa de captação. A comunidade relatou problemas com o esgoto, bueiros quebrados e entupidos, que acabam não dando vazão às águas da chuva, bem como dos buracos nas ruas asfaltadas. Também a moradora Rosa Maria,  relatou a dificuldade em cada chuva e de problemas para contatar a concessionário AES Sul em função de árvores que estão batendo nos fios de alta tensão em frente à sua residência.
 A comunidade e os vereadores também pediram informações sobre o valor da obra do desassoreamento dos arroios Esteio e Sapucaia e sobre a demora na solicitação da delegação de competência para a realização do aprofundamento dos arroios, solitada à Fepam em maio deste ano.
O secretário de Obras, José Luiz da Silva, falou sobre as ações e o cronograma de limpeza que visam amenizar a ocorrência de enchentes na cidade. "Não temos uma solução definitiva para acabar com as enchentes", disse, destacando que será realiza uma obra de canalização na rua Bento Gonçalves, o que deve resolver, paliativamente, o problema das cheias nas Travessa Viamão, Bom Jesus e parte da Bento Gonçalves. Silva reforçou que não tem data para o início desta obra, mas prazo é até dezembro. Sobre o desassoreamento dos arroios Sapucaia e Esteio, o secretário disse que o Executivo assinou uma ordem de serviço no último dia 10. "Será feito no trecho entre a Rua São Borja e o Rio dos Sinos, numa extensão de 7,25 quilômetros. Depois, será feito o mesmo trabalho no Arroio Esteio, entre a Rua David Canabarro e a Avenida Presidente Vargas. Serão 30 dias para o Sapucaia, mais 30 para o Esteio", argumentou.

Já sobre o valor da obra dos arroios, o secretário afirmou que a informação deve ser solicitada junto à secretaria de Planejamento. O secretário de Meio Ambiente, Valmir da Silva e sua equipe de biólogos também participaram da audiência.
 
 O que disseram os vereadores:
Leonardo Pascoal: "60 dias para dragar o arroio é muito tempo. Houve demora no pedido da delegação da competência junto à Fepam"
 Harri Zanoni: Falta gestão e planejamento da administração"
Marcelo Kolrausch: "Cobrar da Petrobras o apoio. Dentro da estatal passa o Arroio Guajuviras, que desafoga no Sapucaia"
Leonardo Dahmer: "A solução não está em Esteio, mas fora. È preciso discutir a sub-bacia do Arroio Esteio e Sapucaia. As cidades de Gravatai e Canoas precisam estar envolvidas no debate"
Jaime da Rosa: "Com a construção da empresa Bolognesi Empreendimentos na várzea do Rio dos Sinos, a água não terá mais para onde escoar e acabará voltando aos bairros".
Rafael Filgiero: "É um problema histórico devido ao crescimento desordenado da cidade". 

Mais fotos

Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio
Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio
Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio
Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio
Audiência pública trata sobre enchentes em Esteio
Por Terezinha Bobsin.