Comissão Representativa vota demandas da comunidade

18/12/2013 - A Comissão Representativa, integrada pelo presidente Jaime da Rosa(PSB, Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP), Felipe Costella(PMDB), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (PSDD), aprovou na tarde de hoje(17), o envio de ofício à Metroplan e à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS(Agergs), solicitando que seja reforçada a fiscalização das linhas intermunicipais de transporte que atendem Esteio, prestadas pela empresa Real Rodovias, em especial as linhas semidiretas Canoas e Vila Vargas, em Sapucaia do Sul.

O pedido é do vereador Leonardo Pascoal, que justifica relatos de usuários. "Eles reclamam que durante todo o anos os veículos são substituídos, em casos de problemas, por outros onde as pessoas viajam amontoadas e muitos em pé, o que é irregular para um semidireto", informa.  Pascoal destaca que as reclamações são também de uso de veículos velhos, mal conservados e sujos. A Comissão aprovou, ainda, o pedido da vereadora Michele Pereira, para que seja encaminhada correspondência ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, solicitando informações do prazo em que será aberto novo processo de licitação/construção da passarela na Rodovia BR 116/RS, próximo a empresa SOLAE, em Esteio.
Além disso, o presidente da Câmara, Jaime da Rosa, pretende quo o Executivo providencie a eliminação de uma broca, localizada na Rua Lara, nº 50, esquina com a Rua Novo Hamburgo, bairro Parque Amador.
Já o vereador Felipe Costella, solicita, que seja realizada a troca de lâmpada da Rua João Paulo I nº 363 e Rua José Martins nº 609 e a troca da tampa de bueiro na Rua Padre Anchieta nº 619.

Confira outros pedidos aprovados:
Leonardo Pascoal: - Limpeza periódica das escadas localizadas no viaduto que liga a rua Senador Salgado Filho à rua Liberato Salzano. Solicitou, ainda, que o Executivo estude a possibilidade de instalar um sanitário, fixo ou móvel, nas proximidades das referidas escadas.
 - Substituição das lâmpadas dos postes localizados na esquina das Ruas Quarai e Professor Inácio Montanha, no bairro São José. - Reiteração da notificação do proprietário para limpeza e cercamento do terreno localizado na Rua Vitor Mateus Teixeira, ao lado do número 129.
- Que seja fornecido pelo Prefeito, a relação de obras que serão realizadas para prevenção e combate às enchentes de Esteio, com cronograma de início e término das mesmas, bem como valores e fonte de recursos, conforme compromisso assumido durante Audiência Pública a no dia 29 de novembro de 2013. Solicita ainda informação da periodicidade com que serão realizados os serviços de manutenção preventiva aos alagamentos, como limpeza de bueiros, desassoreamento dos arroios, hidrojateamento de tubulações.
- Reforço na ronda policial do Bairro Três Marias, em especial nos trechos próximos da RS-118. Solicitou, ainda, que seja divulgada de forma mais efetiva os canais de comunicação da corporação com os moradores da região, bem como que se ofereça uma resposta mais ágil aos chamados dos cidadãos, em especial no turno da noite.
- Reiteração da notificação do proprietário para limpeza e cercamento do terreno localizado na Rua Vitor Mateus Teixeira, ao lado do número 158.

Um documento do Executivo contendo o relatório referente à audiência pública sobre as enchentes, realizada no dia 29, chegou ontem(17), à Câmara de Vereadores

Por Terezinha Bobsin.