Vereadores homenageiam médico emancipacionista de Esteio

20/12/2013 - Os 60 anos de trabalho em Esteio do médico pediatra, Paulo Justiniano Lucena Borges, 90 anos, foram reconhecidos pela Câmara de Vereadores na tarde de ontem, 19. Em visita à residência do médico, que trabalhou durante vários anos no Hospital São Camilo, o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Pascoal(PP), bem como os diretor geral da Câmara, Ricardo Silva e o assessor jurídico, Eran Negreiros, entregaram uma placa em homenagem ao médico. "A Câmara não poderia deixar de prestigiar este profissional de extrema importância para a história da cidade", destacou o presidente.

Paulo Borges: Formado desde 1947, com especialidade em pediatria, o médico Paulo Borges, foi um dos emancipacionistas de Esteio.Trabalhou durante vários anos no recém fundado Hospital São Camilo - hoje existe uma sala na ala pediátrica com seu nome - sendo o primeiro funcionário da instituição, que era dirigida por freiras. A área era a neonatologia e pediatria. Chegou em Esteio em 28 de abril de 1950, quando ainda o município era uma vila de São Leopoldo. Para chegar ao trabalho, vindo de Porto Alegre onde residia, se deslocava de ônibus. "Após o casamento, com Vera Rita, em 30 dias, mudamos para Esteio, para trabalhar próximo a uma farmácia, pois antigamente, os médicos tinham seus consultórios junto a estes estabelecimentos. Foi difícil, até que Ataliba Devenuto montou uma farmácia, na avenida Presidente Vargas e me convidou", disse. Ele contou que não haviam muitos recursos na área de saúde no início da profissão. "Fiquei três meses num consultório em Porto alegre e atendi somente um paciente neste período", lembrou. Borges falou sobre os emancipacionistas Luiz Alécio Frainer, Galvany Dorneles Guedes e Ivo Werlang. Durante a prática da medicina conheceu o médico Oséas Vieira da Cunha, além dos farmacéuticos Darcy Zollin e Ataliba Devenuto. Em fevereiro de 2013 resolveu trocar o consultório por outro hobby: plantas.
Vereadores homenageiam médico emancipacionista de Esteio
Por Terezinha Bobsin.