Vereadores reivindicam melhorias para o Corpo de Bombeiros de Esteio

21/02/2013 - Os Vereadores Harri Zanoni (PSB), Leonardo Pascoal (PP) e Rafael Figliero (PTB) reuniram-se na manhã de ontem (20) com o Chefe de Gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Nereu Vargas, para reivindicar melhorias para o Corpo de Bombeiros de Esteio. A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria, em Porto Alegre, debateu a situação atual da corporação e o crescimento acelerado pelo qual o município vem passando nas últimas décadas.

Os parlamentares entregaram ofício ao Coronel solicitando a ampliação do efetivo da corporação e cobraram o cumprimento da demanda aprovada no ano passado, durante a Consulta Popular, em que os esteienses definiram como prioridade a aquisição de um caminhão e de uma ambulância para o Corpo de Bombeiros.

Pascoal informou ao Coronel que “o único caminhão em operação possui 23 anos de uso, apresentando diversos problemas que não podem ser corrigidos em função do veículo não poder parar, visto que não possui substituto”.

Para o vereador Harri Zanoni, “é fundamental que se conserte também o caminhão que possui a escada Magirus”.

O vereador Rafael Figliero enfatizou que “embora na fundação do Corpo de Bombeiros de Esteio a corporação atendesse também a cidade de Sapucaia do Sul, hoje a população dobrou e o efetivo se reduziu pela metade”.

O chefe de gabinete informou que a intenção da Secretaria é cumprir com todas as demandas da Consulta Popular de 2012 ainda este ano. Além disso, disse que as reivindicações serão levadas ao conhecimento do Secretário Estadual e que será aberto processo administrativo para atendimento das demandas.

O Corpo de Bombeiros de Esteio foi fundado em 1989, e conta hoje com um efetivo de 21 servidores.
Por Terezinha Bobsin.