Corsan explica transtorno das obras de saneamento à Câmara de Vereadores de Esteio

Relatório da estatal aponta, pelo menos, 300 buracos na cidade.

21/08/2013 - A demora do fechamento dos buracos provenientes de obras de saneamento básico da Corsan tem causado transtornos e incômodo à comunidade de Esteio. Os inúmeros pedidos de providências que chegam à Câmara levaram a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação a realizar uma Audiência Pública com técnicos e gerentes da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), a fim de esclarecer sobre o andamento das obras de canalização para o esgoto cloacal e a demora nos reparos de buracos abertos pela companhia na cidade. Na reunião, realizada na tarde de ontem (20), no Plenário da Câmara, os vereadores fizeram questionamentos e apresentaram relatos de moradores, como o vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), que presidiu o encontro e disse ter recebido reclamações sobre a situação da Avenida Rio Branco, no bairro Novo Esteio, onde, segundo ele, os moradores sofrem com transtornos desde janeiro de 2013. “São inúmeras as reclamações das obras, entre as quais poeira, buracos e ruas fechadas, que atrapalham o trânsito, o comércio local e paz dos moradores”, disse.
Kohlrausch destacou a necessidade e a grandeza das obras para o avanço do município, mas pontuou que o Legislativo tem o dever de dar satisfação à população e auxiliar na celeridade da conclusão das obras. De acordo com o chefe interino da Companhia, Everaldo Edson Maia, a empreiteira responsável pelas obras foi trocada e a situação será normalizada em breve. “Daremos início na próxima semana a operação de fechamento dos buracos na cidade”, disse. Segundo relatório apresentado, pelo menos 300 buracos aguardam reparos no município.
O fiscal do escritório de obras do Rio dos Sinos da empresa, André Borges, garantiu a pavimentação da primeira camada de asfalto na Avenida Rio Branco, antes do início da Expointer. “A primeira camada será colocada até esta sexta-feira”, afirmou. O Secretário Municipal de Obras, José Luiz da Silva disse que fiscalização do poder público existe e que não serão abertas novas valas enquanto não forem fechadas todas as existentes. Já a vereadora Michele Pereira (PT) disse que falta sinalização nas vias com obras e sugeriu que haja por parte da Secretaria de Trânsito uma organização para dar alternativas aos motoristas usarem outras vias. Também o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB) parabenizou a Comissão pela iniciativa e se disse impressionado com o número de buracos na cidade “É muito buraco para uma cidade com 32 km quadrados”, disse. Jaime também cobrou a fiscalização do Executivo.
 Na oportunidade, os técnicos garantiram a normalização das mais de 300 intervenções existentes na cidade e repassarão cronograma atualizado para a Câmara de Vereadores. Nos próximos dias, a Comissão irá agendar uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Os vereadores reiteraram que continuarão cobrando ações positivas nas obras que seguem sendo realizadas em Esteio. Participaram da Audiência os vereadores Rafael Figliero (PTB), Leonardo Pascoal (PP), Harri Zanoni (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Felipe Costella (PMDB) e Beatriz Lopes (PT).

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.