Sugerida a criação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia

21/11/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem(19), a proposta, através de anteprojeto de lei, que dispõe sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em Esteio. A matéria, de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP), cria o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia. A ideia é garantir o desenvolvimento do município, através da produção científica e métodos inovadores, aliados a tecnologia, capazes de promover soluções modernas e eficazes, que possam melhorar a qualidade de vida da comunidade. "É importante o papel desempenhado pela ciência, tecnoligia e inovação no processo de crescimento das cidades, melhorando a capacidade de produção, deixando-a mais eficaz e evoluindo a cada estudo tecnológico e científico", explica.

A proposta, que vai ser encaminhada ao Executivo para análise, objetiva a melhoria das condições de vida de sua população, no que se refere à saúde, educação, habitação, transporte , segurança e meio ambiente; o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica existente do município, constituída por entidades de ensino públicas e privadas; a criação de empregos e rendas, mediante o aumento e a diversificação das atividades que tenham base a geração e a aplicação de conhecimento técnico e científico e o aprimoramento das condições de atuação do Poder Público Municipal, no que se refere à identificação e ao equacionamento das necessidade urbanas e ao aproveitamento das potencialidades da cidade.
Por Terezinha Bobsin.