Vereadores de Esteio conhecem programa de Bombeiro Voluntário de Dois Irmãos

22/11/2013 - Os Vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Marcelo Kohlrausch (PDT) visitaram na tarde de ontem(21) o corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. A ideia foi de conhecer a instituição e buscar exemplos de programas desenvolvidos na cidade, a exemplo do bombeiro voluntário. Durante a visita, os vereadores foram recebidos pelo Tenente Edson Luis Maicá Severo e pelo vice – prefeito e bombeiro voluntário, Jerri Meneghetti (PP). Eles explicaram que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Dois Irmãos foi criado em 1998 pela comunidade local e a sociedade civil, com objetivo de criar um plano de auxílio mútuo às ocorrências que até então eram atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo.

O tenente destacou que um dos requisitos é que o voluntário trabalhe de carteira assinada, de acordo com a lei do voluntário. "É realizado um cadastramento e, a partir disso, iniciam-se treinamentos intensivos de dois de finais de semana e um estágio probatório de 2 ou 3 meses", informa. Maicá também disse que há uma ajuda de custo para alimentação e seguro de vida. Segundo os vereadores esteienses, a intenção é de conhecer o programa e também aplicá-lo em Esteio, já que a cidade vem sofrendo constantes enchentes, que têm deixado muitos moradores desalojados. "Nossa ideia é criar um programa nos mesmos moldes, mas voltado à defesa civil, visando oferecer um apoio maior em casos de tragédias", comentaram. Os vereadores aproveitaram além de conhecer o prédio da corporação, que também atende Santa Maria do Herval Maicá ressaltou a possibilidade realizar uma parceria com a corporação de Esteio/Sapucaia do Sul, e a defesa civil da cidade para realizar curso de capacitação. "O programa conta com doações e apoio do FUNEBOM. Para a defesa civil foi criado um fundo específico - o Fundo Municipal de Defesa Civil", completou Maicá.

Vereadores de Esteio conhecem programa de Bombeiro Voluntário de Dois Irmãos
Por Terezinha Bobsin.