Dia do surdo e da cultura surda movimenta Esteio

26/09/2013 - Alunos da escola estadual Padre Réus, de Esteio, além de estudantes da região, realizaram hoje(26) uma caminhada em Defesa da Cultura Surda e das Escolas Bilíngues para Surdos. A caminhada do movimento Setembro Azul iniciou na escola, na rua Santana, 235, no Centro e seguiu até a primeira sede inaugurada há 51 anos - na avenida Presidente Vargas. Antes, porém, o grupo de alunos, que carregava faixas e cartazes demonstrando a luta pelo direito à diferença linguistica, parou em frente ao prédio do Legislativo. Na oportunidade, os estudantes foram recebidos pelo vereador Rafael Figliero (PTB), integrante da Comissão de Educação, que apresentou a lei muncipal, de sua autoria, criando o Dia do surdo e da Cultura Surda, que será comemorada anualmente em 26 de setembro na cidade. O vereador também entregou a cópia de anteprojeto de lei para assegurar a gratuidade no sistema de transporte púvlico de de circulação em esteio, para os surdos que comprovarem matricula na escola Padre Reús, mesmo que não resida em Esteio. A intenção é alterar a Lei Municipal 4.407/2007, que trata sobre a gratuidade no Sistema de Transporte Público. A sugestão será apresentada ao Plenário e enviada ao Executivo para análise. A alteração, segundo o vereador, visa estender benefício aos estudantes de diversos municípios vizinhos, entre eles Canoas, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul, já que a escola Padre Réus é a única da região a oferecer atendimento em educação infantil, ensino médio e o EJA.

Por Terezinha Bobsin.