Esteio debate ampliação de vagas na educação infantil

28/03/2013 - A busca da comunidade por vagas nas escolas de educação infantil em Esteio levou a Câmara de Vereadores a realizar uma audiência pública na noite de ontem(27), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que contou com a presença de autoridades locais e da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso (PT)..A iniciativa da Comissão de Educação da Câmara, integrada pelos vereadores Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PT) e Jane Battistello(PDT), objetivou esclarecer junto ao Executivo as demandas da comunidade e a perspectiva de abertura de novas vagas. Na oportunidade, a secretária de Educação, Carla Mantay disse que a pasta está buscando formas para ampliar o atendimento nesta área, através de financiamentos e parcerias, visando a manutenção das vagas atuais e a ampliação para novas demandas. Além disso, Mantay destacou que existe a intenção de se construir uma nova escola de educação infantil com 120 vagas através do Proinfância, programa do Governo Federal. "De 2007 para 2013, demos um salto no investimento em Educação Infantil no município de, aproximadamente, 1.236,56%, ou seja, multiplicamos o investimento 13,37 vezes no curto espaço de seis anos. A estimativa de investimento para este ano - 2012 foi de R$ 3.4 milhões - é de R$, 3,6 milhões", afirmou, reforçando ainda, que vai buscar mais vagas nas escolas do estado Thomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho. A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Beatriz Lopes, disse que o atendimento à educação infantil tem avançado e precisa ser fortalecido a partir da audiência pública. Já a deputada Ana Affonso, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Infantil, destacou que é preciso manter a qualidade da política pedagógica pela qual passa a educação infantil. "A qualidade deste atendimento vai garantir o sucesso da criança na educação básica", explicou. A secretária aproveitou para informar que de 13 a 20 de abril, estarão abertas as novas inscrições, que entrarão na lista de suplentes. Durante a audiência foram esclarecidas as dúvidas dos pais quanto ao uniforme nas escolas particulares que possuem convênio com o município. "As escolas recebem todas as orientações durante a assinatura do contrato de que não existe a exigência de uso do uniforme ou material", informou a secretária. Participou da audiência o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além da comunidade escolar. Confira a data das inscrições para lista de espera: Dias: 13 de abril e 20 de abril Local:Local: SMEE – Rua Alegrete, 455.Horário: das 8 às 12horas DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: (conforme Decreto Municipal Nº 4.095/2009) +Certidão de Nascimento (cópia); +Comprovante atualizado de endereço no nome do pai, mãe ou responsável legal (cópia); +Comprovante de renda dos pais (documento comprobatório, carteira de trabalho, contra cheque ou declaração de trabalho autônomo) (cópia); +Em caso de pais separados, apresentar certidão de divórcio, separação e/ou documento de separação de corpos.

Esteio debate ampliação de vagas na educação infantil
Por Camila Bayer.