03/04/2014 - Vereadores e Executivo debatem ações no combate às cheias em Esteio

Vereadores e Executivo debatem ações no combate às cheias em Esteio
Câmara de Vereadores quer ser parceira na resolução do problema

As ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Esteio em relação a contenção das enchentes na cidade foram pauta de reunião na tarde de hoje(3), no gabinete do presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), com a presença do secretário de Obras Viárias, José Luiz da Silva, além dos vereadores Jane Battistello(SDD), Rafael Figliero(PTB), Felipe Costella(PMDB), Beatriz Lopes(PT) e Michele Pereira (PT). Na oportunidade, o secretário destacou que as equipes continuam realizando a desobstrução dos canos da rede de esgoto, de forma mais intensa, a fim de resolver os problemas de alagamentos. Segundo ele, são 13 equipes trabalhando em toda a cidade, alternando limpezas de bueiros, raspagem e capina de mato no meio-fio e retirada de lixo dos arroios.
Nesta semana, os funcionários da secretaria de Obras estão realizando a drenagem da Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio. "Continuamos com a remoção dos resíduos que entopem a rede e impedem a vazão de água das chuvas, dando continuidade ao mutirão de combate às cheias", relatou. O secretário disse, ainda, que retirada de materiais depositados nos encanamentos foi dificultada pela grande quantidade de resíduos encontrados na rede. "Encontramos até tijolos dentro da tubulação, que está, praticamente, toda obstruída", alegou. Além disso, o secretário informou que o custo desta operação gira em torno de R$ 1 milhão. Segundo Dahmer, a Câmara de Vereadores quer ser parceira do Executivo no que diz respeito à resolução deste problema, que assola a cidade há muitos anos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156