03/06/2014 - Comissão de saúde debate sobre o transporte de deficientes no município

Comissão de saúde debate sobre o transporte de deficientes no município

A forma de revalidação do cartão do passe livre para pessoas com deficiência permanente foi tema de reunião na tarde de hoje (03) com a Comissão de Saúde e responsáveis da secretaria de Saúde, Mobilidade Urbana e Associação de pais e Amigos dos Excepcionais - Apae. No encontro, que contou com a participação dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Beatriz Lopes (PT), foram discutidas a demora da perícia médica para a concessão de passe, além da redução do prazo para renovação do benefício de dois para um ano. “Existem algumas questões burocráticas que temos que analisar, de forma a melhorar a situação deste público”, explicou o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal.

A representante da Apae, Tatiana Tanara, relatou que para a renovação do passe, não era necessária a análise de um perito na concessão de atestado. “No momento estamos contando com um perito que atende toda a comunidade, uma vez por semana, o que atrasa mais o processo”, explicou. O secretário Arno Leonhardt disse que atende as exigências que integram a lei e que atualmente o município possui uma demanda de 1200 deficientes que contam com o benefício. Já a mãe de um aluno da Apae, Elaine Fontoura, aproveitou para relatar as dificuldades que o filho enfrenta em relação aos atendimentos de saúde para adquirir o passe.
O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, garantiu que vai verificar junto ao jurídico municipal a possibilidade de alteração da lei, bem como o credenciamento outros peritos para atendimento e a redução no prazo para obter o cartão. Já a representante da secretária de Saúde, Ana Paula Macedo, disse que vai solicitar o credenciamento de mais médicos e verificar as demandas da Apae.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156