03/06/2014 - Redução de recurso da Liga Feminina de combate ao Câncer é tema de reunião

Redução de recurso da Liga Feminina de combate ao Câncer é tema de reunião

Conforme projeto, R$ 30 mil serão destinados para elaboração do Plano Diretor de Saneamento

A Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella (PMDB), além dos vereadores Rafael Figliero (PTB), Jane Battistello (SDD), Michele Pereira (PT), Beatriz Lopes (PT), Harri Zanoni (PSB), Marcelo Kohlrausch (PDT) e o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), reuniram-se com o secretário de Obras, José Luiz da Silva e representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio, na tarde de hoje (03), na Câmara de Vereadores. Na pauta, a verba de R$ 30 mil que está sendo reduzida da Liga de Combate ao Câncer, para ser repassada à secretaria de Obras, visando a elaboração do Plano Diretor de Saneamento, de acordo com projeto que tramita no Legislativo.
A proposta, de iniciativa do Executivo, suplementa R$ 600 mil para a secretaria de Obras. Integrantes da Liga, que realiza um trabalho voluntário, afirmaram que a entidade atende em torno de 80 pacientes, sendo a maioria de classe baixa, com medicamentos, fraldas, leite , incluindo ajuda a algum familiar, que, às vezes precisa largar o emprego para cuidar da pessoa doente e, que, com quase a metade do recurso, não é possível realizar o trabalho. “Principalmente na época do inverno complica a situação da pessoa doente, com o recurso, oferecemos ajuda e mais conforto enquanto a pessoa enfrenta a doença”, explicou Elisabete Soares, representante da Liga.
 No total, o convênio entre a Liga e o município, realizado em dezembro de 2013, é de R$ 70 mil. O presidente da Comissão, vereador Jaime da Rosa, disse entender a necessidade da execução do Plano Diretor de Saneamento, entrentato, afirma ser incorreto retirar valores da entidade. “Existem outros lugares de onde poderiam ser retirados esses valores. Sou a favor das prioridades”, comentou.
Segundo o secretário de Obras, José Luiz da Silva, o governo pretende remanejar recursos de vários setores, inclusive da Liga, mas que exsite intenção de devolver. "O prefeito Gilmar Rinaldi assinará um decreto devolvendo R$ 25 mil para a Liga, deixando ainda pendentes, R$ 5 mil. Estamos admitindo e corrigindo o erro”, explicou. Além disso, conforme o secretário, o Plano Diretor de Saneamento, tem valor de R$ 1,6 milhoes, sendo que a primeira parcela será paga ainda neste ano e o restante em 2015.
Os vereadores questionaram, ainda, as razões para que o recurso não seja reduzido de outras rubricas, mantendo a verba para a Liga em sua totalidade. O projeto também realoca R$ 10 mil destinado a manutenção do canil, na secretaria de Meio Ambiente, entre outras secretarias. A matéria segue em análise da Câmara de Vereadores.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156