Câmara de Vereadores quer destino ao antigo prédio do INSS

Legislativo vai encaminhar ofício ao governo federal nesta semana
03/09/2014 - A Câmara de Vereadores de Esteio vai oficiar o Ministério da Previdência para que dê um destino ao antigo prédio onde funcionou durante 39 anos o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Localizado na rua Olga Jankoski, 68, na Vila Osório. Preocupado com o estado de abandono do local desde que a agência foi transferida para rua Machado Lopes, 256, no Centro da cidade, em 2010, o vereador proponente, Marcelo Kohlrausch(PDT), apresentou o pedido ontem(2) ao Plenário e teve aprovação unânime dos vereadores. "O estado de abandono do prédio, que está interditado desde 2006 devido ao risco de desabamento, oferece problemas permanentes à segurança dos moradores da região", destaca. A sugestão do vereador, que constará no documento, é de que seja instalado no local uma escola técnica ou a criação de um projeto habitacional do programa do governo federal.
História: Agência de Esteio foi interditada no dia 18 de agosto de 2006, com risco desabamento. A unidade fechou, definitivamente, em fevereiro de 2007, deixando mais de 400 usuários sem serviço. Na época, os serviços foram transferidos, temporariamente, para a agência de Canoas. A decisão de fechar a agência de Esteio partiu da Gerência Executiva do INSS em Canoas, ao constatar, através de laudo fornecido pela Engenharia do INSS, que o prédio oferecia risco aos servidores que lá trabalham e ao público, devido às más condições de conservação, já que o teto estava caindo. Neste período, as Câmara de Vereadores de Esteio e Sapucaia do Sul se movimentaram, através de audiências públicas. Em janeiro de 2007, os vereadores foram até Brasília, com recursos próprios, para que os serviços fossem mantidos em Esteio e pressionar pelo aluguel de um novo espaço temporário. A prefeitura de Esteio, com aprovação do Legislativo, repassou a área - antiga Praça da Legalidade - onde atualmente funciona o INSS à União. Em dezembro de 2007, a empresa vencedora do processo licitatório, Construtora JRN Ltda., de Minas Gerais. assinou o contrato da obra. Em janeiro 2010, a agência foi oficialmente inaugurada pelo governo federal, na rua Machado Lopes, 256.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156