Resumo da sessão de 02 de setembro

Resumo da sessão de 02 de setembro
03/09/2014 - A Câmara de Vereadores derrubou o veto do Executivo ao projeto de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP), que institui política de estímulo à adoção de animais domésticos, por unanimidade. Também foi aprovado pelo Plenário o projeto de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 78 mil, destinados à secretaria de Educação, visando a manutenção das unidades escolares. Já para a secretaria de Saúde foi suplementado o recurso de R$ 57,6 mil, que vai servir de reforço para cobrir despesas com o incentivo aos projetos de vigilância e prevenção de violências e acidentes. Também em regime de urgência foi aprovado pela maioria dos vereadores a criação de cargo de diretor do Departamento de Esgotos Pluviais, na secretaria de Obras viárias. 
Na Tribuna Popular, a secretária de Educação, Carla Escosteguy explicou o período de matriculas e sobre a Central de Matriculas, além de responder aos questionamentos dos vereadores.
 Confira os pedidos dos vereadores:

 A vereadora Michele Pereira (PT) requer a execuções das seguintes ações no Parque Galvany Guedes e na Praça da Juventude: Manutenção nas churrasqueiras existentes, construção de mais churrasqueiras, colocação de mais lixeiras em todo o espaço, colocação de saibro na pista de caminhada, manutenção na rede elétrica da Praça da Juventude. Solicita a notificação do proprietário do terreno baldio localizado na rua Alan Kardec, ao lado do número 407, bairro Jardim Planalto para que faça a limpeza no local 
O Vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita a limpeza dos bueiros localizados em toda a extensão da rua Jacarandá. Requer a limpeza e cercamento do terreno e limpeza do passeio público localizado na rua Henrique de Paula Silveira, 216. 
O vereador Rafael Figliero (PTB) pede informação sobre como está a situação do esgoto localizado na rua Prata, 61 e que passa nos fundos de vários terrenos nesta rua. A moradora já protocolou diversas solicitações para que a prefeitura realize o serviço mas até o momento não teve o problema resolvido. 
O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita que seja enviado ofício ao Governo Federal solicitando que estude a possibilidade de destinar a área onde funcionava a previdência social na Vila Osório para instalação de uma escola técnica ou a construção de mais um condomínio habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida. Pede que seja enviado ao executivo o seguinte requerimento: Que a secretaria competente estude meios de qualificar o trânsito junto à rótula junto às ruas Rio Grande e Padre Claret. O círculo desenhado com tachas no ponto de encontro das vias públicas é insuficiente para garantir a transição segura dos veículos. Requer que seja enviado ofício ao escritório da Corsan de Esteio e de Sapucaia do Sul, pois na divisa entre os referidos municípios, na Avenida Luiz Pasteur, 3182 foi aberta uma canaleta no asfalto para ligação de água, mas o reparo foi esquecido. Os moradores reclamam que os veículos ao passarem pelo buraco fazem muito barulho e geram forte vibração que já está rachando paredes.
O vereador Leonardo Dahmer (PT) solicita informações sobre o prazo de saída do EcoPonto existente junto ao Ginásio Municipal Edgar Piccioni, localizado na Rua 24 de Agosto.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156