06/06/2014 - Câmara de Esteio participa de lançamento do livro Cultura e Identidade: reflexão, leitura e escrita

O presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), além das vereadoras Beatriz Lopes(PT) e Jane Battistello(SDD), e o gabinete da vereadora Michele Pereira (PT),participaram na manhã de hoje(6), no Plenário do Legislativo, da cerimônia de lançamento do livro "Cultura e Identidade: reflexão, leitura e escrita". A obra, resultado do desenvolvimento do Programa de Leitura e de Escrita "No caminho dos livros, Esteio Vê o mundo", teve a organização das professoras Juracy Assmann Saraiva, Simone Maria dos Santos Cunha e do professor Ernani Mügge, com apoio da prefeitura, através da secretaria de Educação.

Segundo a professora Juracy Saraiva, doutora em teoria literária da PUC/RS e atualmente professora e pesquisadora da Feevale, o programa de leitura, criado em 2012, proporcionou a iniciativa. "Ler e escrever é formar-se quanto cidadão", disse. Também o presidente da Câmara falou sobre a importância do trabalho e destacou as dificuldades para que a ideia fosse "comprada" pelos professores, equipe diretiva e a comunidade escolar. "A obra é o resultado da quebra de paradigmas, com o envolvimento de muitos profissionais", salientou. Além disso, Dahmer, que também lembrou a parceira da Câmara de Vereadores, disse que com o livro, quem se beneficia é o estudante. "O aluno lê, cria e recria”, comentou.
A secretária Carla Escosteguy elogiou o trabalho qualificado dos professores envolvidos no projeto, especialmente a equipe diretiva. Ainda falou sobre como timidamente começou o programa e, que hoje, a dimensão que tomou. "O programa tornou-se uma festa do livro", afirmou. A professora Simone Cunha, mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, fez uma homenagem póstuma a professora doutora em Teoria da Literatura, Celia Doris Becker.
Além da leitura compreensiva e interpretativa, a obra traz atividades introdutórias à recepção de texto, depoimentos de alunos e professores, bem como ilustrações de alunos das séries iniciais; trabalhos de laboratórios e textos narrativos sobre lugares importantes em Esteio.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Mais fotos