07/05/2014 - Esteio: Reunião trata de construção de dique no Parque Assis Brasil

Esteio: Reunião trata de construção de dique no Parque Assis Brasil

Adeli Sell garante que é uma medida paliativa devido a proximidade da Expointer 2014 e que não haverá impacto ambiental, especialmente para moradores do Novo Esteio

O secretário adjunto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Adeli Sell, disse hoje(7), à tarde à Câmara de Vereadores, que a construção de um dique provisório junto ao Arroio Esteio para evitar alagamentos no parque, anunciada recentemente e que está em preparativos de execução, não causará impactos aos moradores do bairro Novo Esteio. O questionamento foi da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni(PSB) e Rafael Figliero(PTB).
Preocupado com os problemas de alagamentos que o dique pode causar aos moradores de Esteio, o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch mostrou ao secretário documentos da Metroplan, onde a estatal alerta sobre a necessidade de um levatamento topográfico e estudo mínimo das áreas adjacentes, visando evitar efeitos negativos que a obra poderia causar ao município. De acordo com Sell, a construção do dique é uma medida paliativa, já que não haveria tempo hábil para construção de um dique definitivo, devido a proximidade da Expointer 2014. "Vamos apenas construir uma pequena barreira - contenção - para que a água não entre no parque, causando prejuízos conforme o ano passado", disse. Sell explicou, ainda que os estudos de impacto ambiental e de vizinhança para a obra definitiva já estão em andamento.
  Também o vereador Jaime da Rosa destacou preocupação sobre a área de várzea, onde o Rio do Sinos deságua, que, em breve deve receber urbanização. Já o vereador Leonardo Pascoal questionou sobre a existência de estudo hidrológico e o comportamento das águas. O presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), sugeriu uma nova reunião, com a presença da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Bernardete Konzen, para explicar sobre o andamento dos trabalhos realizados pelo convênio assinado entre Canoas, Esteio e Metroplan, para contenção das cheias. Presentes no encontro, representantes da Associação comercial, Industrial e de Serviços (Acise), destacaram que a entidade formou uma equipe de técnicos para acompanhar e fiscalizar as obras relacionadas às enchentes, inclusive a Beira Arroio.
Kohlrausch solicitou ao secretário cópia dos projetos do dique e marcou uma visita ao Parque Assis Brasil, especificamente na área onde será construído o dique provisório, para a próxima quinta-feira, 15, às 14h30min.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Esteio: Reunião trata de construção de dique no Parque Assis Brasil