07/08/2014 - Vereador Leonardo Dahmer participa de programa na Rádio ABC

Vereador Leonardo Dahmer participa de programa na Rádio ABC
Na tarde de hoje (07) o vereador Leonardo Dahmer (PT) concedeu uma entrevista à Rádio ABC de Novo Hamburgo para o programa 50 minutos. Na ocasião, o Presidente da Câmara reuniu-se com representantes do legislativo de Estância Velha, Lotário Seevald (PSB) e Novo Hamburgo, Naasom Luciano (PT) para dialogarem sobre as diárias de cada Câmara. Ao ser questionado sobre a dinâmica das diárias no legislativo, Leo Dahmer explicou que há três anos a Câmara não se utiliza deste sistema. “Nós extinguimos as diárias dos vereadores por entender que não havia necessidade deste recurso fixo, sendo assim, quando um parlamentar precisa se deslocar a Brasília, por exemplo, ele apresenta as notas com seus gastos e é ressarcido após”, disse. O vereador esteiense também complementou que caso ocorram gastos acima da média por parte de algum parlamentar, que possam comprometer o ressarcimento posterior, o representante é convocado à prestar contas sobre isso. “Até o momento nunca tivemos problemas de alguém exceder recursos, escolhemos este método sem diárias para dar ao Legislativo, o máximo de transparência”, enfatizou. Nos outros municípios representados, as Câmaras em questão fazem uso de diárias que variam entre R$ 450,00 à R$ 650,00. O vereador Nassom Luciano relatou que em seu município, os vereadores algumas vezes necessitam realizar deslocamentos regulares. “Partimos do princípio que Novo Hamburgo é um município maior e de mais abrangência, cujas demandas são pontuais. Os vereadores necessitam ter este recurso à disposição, porém não devem ter gastos exorbitantes. Ao final de tudo há uma prestação de contas e também há um projeto que tramita na câmara para a redução de 30% das diárias dos parlamentares”, comentou. Já o vereador Lotário Seevald acredita que deva ser estipulado um valor fixo de recursos para deslocamentos, de forma que não haja risco de ocorrerem gastos desnecessários. Ambos os parlamentares presentes na entrevista elogiaram o método de ação de Esteio, reconhecendo a forma de atuação transparente provinda do legislativo do município.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
registrado em: