09/04/2014 - Esteio: Agentes comunitários da ESF da US Caic pedem mais estrutura de trabalho

Esteio: Agentes comunitários da ESF da US Caic pedem mais estrutura de trabalho
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social , integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira(PT) e Jaime da Rosa(PSB), recebeu na última terça-feira, 8 ,representantes da equipe de Estratégia de Saúde da Família da US Caic. Na pauta esteve o pedido das integrantes por melhores condições de trabalho e de salário. "Somos o elo entre a comunidade e a Equipe de Saúde da Família", salienta a agente Ana Maria Martins. Segundo ela, o primeiro contato é com o agente, depois é que entra a equipe médica e enfermeiros. Vamos de casa em casa, com sol ou com chuva. Além disso, nosso trabalho é insalubre, pois lidamos como vários tipos de doenças. Todos nos procuram para solicitar informações relacionadas à área de saúde ou não", disse. As agentes também falaram que os profissionais devem, obrigatoriamente, residir no bairro em que trabalham, fato que proporciona a criação de vinculo com a comunidade. As agentes querem, inclusive, o aumento no índice da insalubridade, de 20 para 40% e do salário, que é pago integralmente pelo Ministério da Saúde, que é de R$ 724,00. Conforme os vereadores, os agentes são peças fundamentais para a reorganização da atenção básica, pois eles atuam em diversos contextos promovendo a saúde e minimizando agravos. "Com a identificação de algumas dificuldades para atuação destes trabalhadores da atenção básica, vamos nos reunir com o Executivo para buscar informações", explicou o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal(PP). A agenda com o Executivo deve ser marcada para os próximos dias. Da reunião, participou a presidente do Sindicato dos servidores Municipais de Esteio - Sisme, Aline Baladão.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156