10/06/2014 - Nova reunião trata da redução de recurso da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Nova reunião trata da redução de recurso da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Representantes da Administração explicam que verba está sendo devolvida através de decreto

A retirada de R$ 30 mil do recurso destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer, para ser alocado na secretaria de Obras, visando o pagamento do Plano Diretor de Saneamento, conforme projeto que tramita na Câmara de Vereadores, foi, novamente, pauta de reunião na tarde de hoje(10), na Comissão de Finanças e Orçamento, conduzida pelo presidente Jaime da Rosa(PSB). De um lado, a secretaria de Arrecadação, representanda por Norberto Bierhals, garantiu que a verba estaria sendo devolvida através de decreto assinado pelo Executivo, e, de outro, a presidente da Liga, Naiene Closs de Andrade Silva, que disse desconhecer o ato administrativo. "Me reuni com o prefeito e ele me garantiu que não era necessário nos preocuparmos, mas ainda temos dúvidas", afirmou.
A presidente também reclamou do atraso no repasse do convênio, assinado em dezembro, no valor de R$ 70 mil. "Estamos há três meses com os recursos atrasados", alegou, explicando que entregou a prestação de contas na Secretaria da Saúde em abril. Bierhals comentou ainda, que existem duas parcelas atrasadas referentes a março e abril, que não foram pagas, pois a solicitação de pagamento não existe na Fazenda. "É um problema burocrático. Assim que o pedido chegar, o pagamento será efetuado", disse. A presidente da Liga, confirmou que nenhuma informação foi repassada a instituição. “Sempre entregávamos a prestação de contas e o pagamento era automático. Nunca nos pediram para fazer solicitação alguma”, alegou.
A reunião contou com a participação dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero (PTB), Marcelo Kohlrausch (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (SDD), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT).

O que disseram os vereadores:
 “A entidade passou por diversos órgãos e ninguém repassou a informação à Liga. Precisamos de um prazo definitivo, pois sabemos da dificuldade para continuar com os serviços”, vereador Leonardo Pascoal.
 “Tentamos resolver os problemas. Nos reunimos ontem(10) para saber como estava a situação. Ficamos sabendo que tem o recurso disponível, mas fui surpreendida por esse empecilho”,vereadora Michele Pereira.
“Só votaríamos se o projeto estivesse claro e transparente”, vereador Marcelo Kohlrausch
“Falta de comunicação e informação total é inadmissível. Temos que cobrar de quem recebeu e assinou a prestação de contas e cobra-la. Mas no momento,basta saber que o recurso da Liga está garantido”, vereador Felipe Costella.
“Estamos no apoio total à Liga e nos preocupamos em votar os projetos, como qualquer projeto que seja para o bem da comunidade. Não há disputa política e nos preocupamos sempre em estar acompanhando e procurando resolver os problemas”, vereadora Bia.

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156