11/07/2014 - Voluntários do esporte estão sem quadra para treinos

Voluntários do esporte estão sem quadra para treinos

A utilização dos espaços escolares para atividades esportivas desenvolvidas junto às crianças em situação de vulnerabilidade social, foi o tema de reunião entre a Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Jane Battistello (SDD) e Rafael Figliero (PTB), e a voluntária do projeto Roma e Trilha da Cidadania, Mara Gross, na tarde de ontem(10), na Câmara de Vereadores. Segundo a voluntária, que havia procurado o vereador Rafael Figliero para expor a situação, desde 2011 existia a liberação da quadra na escola Flôres da Cunha para a realização de treinos com a equipe de futsal, do Projeto Roma, do qual participavam 150 crianças. "Fiquei surpresa ao tentar voltar a utilizar o espaço com o projeto neste ano, depois de quase dois anos parada, mas não pude, pois haviam sido suspensas as liberações", disse.

A explicação, conforme Gross, é que, mesmo com apoio da direção da escola, os espaços não foram mais cedidos devido às depredações. "Mas o problema nunca ocorreu com o nosso projeto. Aliás, conquistamos a construção de elevador na Flôres da Cunha, já que tínhamos alunos cadeirantes", salientou.  Além disso, segundo a voluntária, mais escolinhas que prestam o mesmo serviço estão na mesma situação e buscam espaço nas escolas estaduais ou, até, em outros municípios, a exemplo de Canoas.
A presidente da Comissão, Beatriz Lopes, disse estar surpresa com o caso, em função da existência do programa Escola Aberta. "É preciso incentivar o aluno a estar no esporte", disse. A Comissão pretende ouvir a secretária de Educação, Carla Escosteguy, no próximo dia 22, às 14h30min, na Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Voluntários do esporte estão sem quadra para treinos