14/05/2014 - Campo da Vila Cruzeiro é tema de reunião na Câmara de Esteio

Campo da Vila Cruzeiro é tema de reunião na Câmara de Esteio

Àrea foi invadida por 30 famílias no início de maio, mas Justiça já despachou reintegração de posse ao município

A invasão de cerca de 30 famílias na área no antigo Campo do Cruzeiro, na Vila Cruzeiro, no início deste mês, foi tema de reunião na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, na tarde de ontem(13), na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Bernardete Konzen, disse aos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni(PSB), Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PT), Jane Battistello(SDD), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal(PP), Felipe Costella(PMDB) e Michele Pereira(PT), que a ação de reintegração de posse ao município já foi despachada pela justiça e está em iminência de ser executada. Segundo Konzen, a ocupação já está ampliada. "Identificamos famílias de Canoas e muitos são do município, que já foram contemplados com moradias, a exemplo do Residencial Renascer, e, ainda, moradores que têm suas casas em situação precária", ressaltou.
A secretaria, que apresentou aos vereadores o anteprojeto arquitetônico habitacional para o local, também afirmou que ainda aguarda análise da Caixa Econômica para abertura do processo de licitação. "A área vai cumprir sua função social", disse. Questionadas pelo prazo, as funcionárias da secretaria informaram que a obra deve começar somente no final do ano.
A sugestão dos vereadores é que seja realizado o recadastramento de famílias que aguardam desde 2009 e, também, um novo cadastro para quem ainda não possui. "A demanda é muito grande e acabamos encaminhando para assitência social. O problema é que o cadastramento acaba gerando expectativas", alertou a secretaria, que ressaltou que foram atendidas quase mil famílias no município. Konzen também falou sobre a intenção de aumentar o déficit habitacional apontado pelo IBGE, de 1022 famílias. "Com estes dados, estamos no limite de construções habitacionais com renda de zero a três salários mínimos. Conseguindo aumentar este índice, conforme Canoas conseguiu, teremos a possibilidade de construir mais habitações com recursos do governo federal", pontuou. Os vereadores aproveitaram para solicitar que o Executivo cobre da Caixa Federal a fiscalização dos imóveis que estão sendo vendidos.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Campo da Vila Cruzeiro é tema de reunião na Câmara de Esteio