15/05/2014 - Audiência pública aborda a situação dos dependentes químicos no município

Audiência pública aborda a situação dos dependentes químicos no município
Diferentes entidades e órgãos do município reuniram-se na tarde de ontem (14), com a Comissão de Saúde, no Plenário da Câmara de Vereadores, para tratar sobre a situação dos dependentes químicos na cidade. Na ocasião estavam presentes os vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT). O vereador Leonardo Pascoal, mediador do encontro, salientou os principais tópicos de desenvolvimento a serem tratados. “É interessante dialogarmos sobre a interligação desta rede de entidades e qual o papel de cada uma no auxílio aos dependentes químicos no município”. A representante da secretaria de Saúde, Pâmela Machado, explicou a respeito de como é a atuação do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) em Esteio. “Realizamos o acolhimento tanto aos usuários como a família. Temos profissionais de enfermagem, médicos, psiquiatras, oficineiros, entre outros integrantes de uma equipe muito ampla”, disse. A diretora administrativa do hospital São Camilo, Tatiane Dela Pase, expôs aos convidados a abordagem que a instituição tem feito com usuários de drogas, enfatizando que a fundação conta com dez leitos para atendimento deste público específico. A responsável relatou que o trabalho realizado pelo hospital é de caráter emergencial, com a administração de medicamentos aos pacientes. “O trabalho não abrange um período de longa duração, pois não há como efetuar este tipo de acolhimento, sendo assim, cuidamos da parte de desintoxicação”. O vereador Rafael Figliero questionou acerca da ampliação de atendimento nas comunidades terapêuticas junto ao poder público. Em réplica, Pâmela Machado, disse que há um trabalho de integração está ocorrendo em diferentes ramificações, desde o usuário, até a família, que também necessita de acolhimento. Com relação ao questionamento do vereador Harri Zanoni, sobre o número de recuperações de dependentes químicos, a responsável enfatizou que são cerca de 200 atendimentos mensais prestados pelo CAPS. As vereadoras Michele Pereira e Bia Lopes salientaram sobre a importância de abordar políticas públicas com foco em dependência química e quiseram saber sobre quais comunidades terapêuticas o município mantinha convênio. Em resposta, representantes da secretaria de saúde enumeraram a ESEV, Caudeq de Novo Hamburgo, entre outras vinculadas ao SUS. Na reunião também foram sugeridas ações de prevenção nas escolas, bem como o trabalho de valores familiares, sugerido pelas instituições religiosas presentes. A comissão de saúde continuará acompanhando a questão e vai fiscalizar as ações realizadas no município.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos