16/04/2014 - Comissão de Saúde discute transporte porta-a-porta para portadores de necessidades especiais

O transporte porta-a-porta para alunos com necessidades especiais foi tema da reunião na tarde de 15 de abril, com a Comissão de Saúde e representantes do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CMEI) e da Apae. No encontro, os vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB) questionaram sobre como está a situação dos alunos que dependem deste tipo de transporte.

O vereador Leonardo Pascoal deu início à reunião indagando com relação às demandas e quais as principais dificuldades enfrentadas pela instituição e até onde as instituições estão sendo afetadas. “Sabemos que houve uma ampliação no benefício do direito ao transporte, entretanto ainda há dificuldades", disse. A responsável pela Apae, Tatiana Tanara Figueiredo relatou sobre os transtornos diários pela falta deste atendimento aos alunos. “É complicado, atualmente temos um contingente de 30 alunos que não possuem condições de utilizar o transporte normal e infelizmente não há um veículo específico para realizar este tipo de transporte”. Na oportunidade, Tatiana Tanara sugeriu à comissão, a elaboração de um projeto para enviar ao programa ‘Viver sem limite’, que contempla a instituição selecionada com a aquisição de um ônibus especial para transporte dos estudantes, entretanto, para encaminhar o projeto, é necessário que a Câmara interaja como mediadora nesse processo.
Mais uma reunião deverá ser agendada para os próximos dias, com integrantes de mais secretarias envolvidas, a de transporte, assistência social e saúde. "A ideia é de que problema também possa ser discutido também com estes representantes", destacaram os vereadores.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156