16/07/2014 - Prefeitura explica medidas para conter as enchentes à Câmara de Vereadores

Prefeitura explica medidas para conter as enchentes à Câmara de Vereadores

As medidas adotas pelo município para conter as enchentes em Esteio estiveram em pauta na tarde de hoje(16), na Câmara de Vereadores. Com a presença dos dez vereadores, no gabinete do presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), o prefeito, Gilmar Rinaldi traçou metas para utilização dos recursos do PAC 2, e apresentou aos vereadores os locais para a instalação de duas bacias de contenção - uma no bairro São José, junto a Morada de Esteio 1, e outra, no bairro Guajuviras, em Canoas, ação que tem apoio da Metroplan.

O prefeito disse que trouxe boas notícias do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em visita a Brasilia, de que o órgão vai construir uma nova galeria de drenagem entre o final da Avenida Celina Kroeff e a BR-448 (Rodovia do Parque). "Com isso, o escoamento das águas das chuvas será maior, evitado alagamentos na região do Bairro Novo Esteio e Centro. A construção da nova galeria é condição para que o viaduto que liga a rodovia ao Município, sobre a Celina Kroeff, seja construído", falou. Também reforçou aos vereadores sobre as limpezas nos bueiros, recolhimento de entulho realizadas em diversos bairros, especialmente os atingidos pelas cheias, inclusive no Centro; a dragagem do Arroio Esteio e a limpeza, ainda parcial, no bairro Jardim das Figueiras. "Ainda faltam o Votorantim e o Três Marias", destacou. A preocupação, segundo Rinaldi, é com o grande volume de chuva que virá nos meses de agosto e setembro. "Nosso investimento nas ações de superação das enchentes totalizam R$ 5,8 milhões e contamos com recursos de várias secretarias. Estamos monitorando constantemente o tempo, com apoio do Corpo de bombeiros e a estação meteorológica. Além disso, estamos com dez novas intervenções na cidade, buscando prevenir novos problemas em razão do volume de chuvas", disse.
Sobre a obra de colocação de galerias na rua Bento Gonçalves, um dos maiores pontos de alagamentos da cidade, o prefeito disse ainda não ter previsão, mas que ficará para a segunda etapa do projeto. O prefeito ressaltou, ainda a parceira da Câmara de Vereadores, que reduziu R$ 200 mil do orçamento do Legislativo para auxiliar na implantação do Plano Diretor de Drenagem Urbana para que os administradores possam planejar e criar mecanismos de gestão para bacias de macro e microdrenagens, que tem custo de R$ 1,6 milhões. Participaram da reunião os vereadores Beatriz Lopes(PT), Harri Zanoni(PSB), Felipe Costella(PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello(SDD), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB), além dos secretários de Comunicação; de Desenvolvimento Urbano, Segurança e de Obras.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Fotos: Andressa Michels - estágio jornal