16/12/2014 - Câmara de Vereadores visita área onde poderá ser instalada usina de resíduos sólidos

Câmara de Vereadores visita área onde poderá ser instalada usina de resíduos sólidos

 

Os vereadores Rafael Figliero (PTB), Beatriz Lopes (PT), Felipe Costella (PMDB), o presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), além do Secretário de Obras, José Luiz da Silva, o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella, entre outras autoridades, visitaram ontem(15)  a área onde poderá ser instalada uma usina de reaproveitamento de resíduos sólidos (restos de obras e podas de árvores). A área localiza-se na rua Monteiro Lobato, junto aos trilhos do trem, no bairro Novo Esteio. A ideia é a implantação de um plano municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, através de concessão de área. Na oportunidade, os vereadores procuraram moradores do local para ouvir opiniões e tirar dúvidas. “Queremos saber a vontade dos moradores antes de votar, para que eles nos ajudem a decidir, pois queremos o melhor para eles”, comentou o vereador Figliero. 
     Segundo os vereadores e o secretário de obras, a preocupação inicial dos moradores seria o trânsito de caminhões no local, as obras da BR 448 e a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes(ETE), o que poderia causar impacto ambiental. A proposta é que os caminhões transitem apenas na rua de serviço ao lado da BR-448. "O moedor, a máquina que poderia causar  barulho, será instalada mais longe possível", garantiu o secretário.
    Os moradores questionados mostraram-se favoráveis a instalação da usina. "Aquele local tem muita sujeira, queima de lixo e torna-se muito inseguro, pois pessoas escondem-se em meio ao mato alto.  É válido instalar a usina do que o lugar continuar do jeito que está”, comentou a moradora que não quis se identificar.
     Para o secretário de Obras Esteio não possui área regulamentada pela Fepam para descarte, apenas no lixão de Gravataí. "Pretendemos buscar uma solução para a comunidade quem, hoje, não tem onde descartar estes materiais. Vamos disciplinar a coleta, o transporte e o reaproveitamento destes resíduos, visando evitar danos ao meio ambiente", relatou. Silva também explicou que haverá processo licitatório para o serviço.
    O projeto, que tramita na Câmara de Vereadores desde o ano passado, já havia sido pauta de audiência pública na Comissão de Saúde.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Vereadores visita área onde poderá ser instalada usina de resíduos sólidos
Câmara de Vereadores visita área onde poderá ser instalada usina de resíduos sólidos
Câmara de Vereadores visita área onde poderá ser instalada usina de resíduos sólidos