17/11/2014 - Câmara de Esteio têm palestras e exposição sobre Semana de Prevenção ao Diabetes

Seguem até quarta-feira, 19, as atividade relativas à Semana de Prevenção ao Diabetes, organizada pela Câmara de Vereadores de Esteio. A medida, que ocorre no prédio do Legislativo, contará com a de exposição e orientação de nutricionistas sobre consumo consciente e palestras sobre prevenção, coordenadas pelo Instituto da Criança com Diabetes. A iniciativa é dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Beatriz Lopes(PT). A ideia é conscientizar a população esteiense sobre a doença, abordando temáticas sobre sua prevenção, cuidados e caso já tenha, os tratamentos cabíveis que reduzir os efeitos colaterais do problema. De acordo com os vereadores, a proposta visa, ainda, na próxima edição do evento, estender a ação para todo o Município, com a organização de atividades, chamando a atenção da comunidade sobre os males causados ao portador da doença.
Durante a tarde de hoje(17), o médico endocrinologista e pediátrico do Instituto da Criança com Diabetes, César Geremia, falou sobre prevenção da doença, no Plenário da Câmara Municipal. Segundo ele, a doença, definida por ele como uma epidemia global, já tem mais 382 milhões portadores em todo o mundo. Explicou sobre complicações crônicas ocasionadas pela doença, os tipos existentes de diabetes, obesidade no Brasil, educação alimentar e sobre o tratamento, que consiste em medicação, alimentação e atividade física, entre outros assuntos, para uma convivência saudável com o diabetes.
Na oportunidade, nutricionistas também falaram sobre a doença e sobre alimentação saudável, que deve ser adotada por todas as pessoas, não só por diabéticos. A proponente da ação, a vereadora Beatriz Lopes, lembrou da importância da orientação para pais e familiares por parte dos profissionais.“A orientação é muito importante para que os pais saibam como lidar com a doença e de que se trata bem mais do que uma simples dieta. Hoje estamos dando o primeiro passo e ano que vem vamos trazer escolas e vamos fazer uma grande Semana de Prevenção ao Diabetes, além da 1ª Corrida para vencer o Diabetes no Município”, disse.
Também o proponente da atividade, vereador Marcelo Kohlraush, observou que o evento significa a união dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade de Esteio. "Acima das bandeiras partidárias, representamos as bandeiras da cidade, e essa doença é preocupante e torna a prevenção muito importante”, comentou.
O prefeito Gilmar Rinaldi, que também participou do evento, aproveitou para o assinar o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marcelo Pereira e Beatriz Lopes, instituindo a Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes no Município. Ação será realizada anualmente, entre os dias 14 a 19 de novembro de cada ano. A exposiçãoentrada gratuita.
 Confira: Até o dia 19/11 – Exposição: “Consumo Consciente”-Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Local: Saguão da Câmara Municipal de Esteio.
 Entrada: gratuita

Por Andressa Michels - estágio jornal