18/12/2014 - Maternidade e UTI Neonatal da Fundação São Camilo são inauguradas

Maternidade e  UTI Neonatal da Fundação São Camilo são inauguradas

A maternidade e a UTI Neonatal da Fundação de saúde Pública São camilo , totalmente reformadas, foram reinauguradas, em cerimônia que contou com a presença do presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), dos vereadores Jane Battistello (SD), Rafael Figliero (PTB), Michele Pereira (PT), do gabinete da vereadora Bia Lopes(PT), além do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, e da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.  A solenidade ocorreu hoje(18), à tarde, no auditório da Fundação.
   As obras, que se iniciaram em agosto, deixaram a  UTI Neonatal, que antes possuía 55 metros quadrados, agora 361 metros quadrados, bem como a ampliação de  leitos de cinco para 25 (10 de UTI mais 15 de cuidados intensivos), o que qualificará a prestação de serviços para a comunidade do Município e região. A ideia é que a maternidade inicie o atendimento já na segunda-feira (22), em três espaços distintos. “Marcamos a data da inauguração com a certeza de que cumpriríamos o prazo, e foi assim que aconteceu, a população está sendo muito beneficiada, o bom acolhimento por parte dos profissionais e as novas instalações, são fatores que podem reverter os números de doença e morte e aumentar os números de saúde e qualidade de vida”, comentou o prefeito Gilmar.
     Já o presidente da Câmara,  Leonardo Dahmer, explicou que o Legislativo apoiou a ideia e que hoje a Fundação São Camilo serve de exemplo para outros hospitais. “Depositamos na Fundação um voto de confiança. A Câmara cumpriu seu papel. Defendemos e apoiamos essas mudanças, e por isso essas belas transformações puderam acontecer”, comentou.
     Segundo a diretora administrativa do hospital, Tatiana Dela Pase, as mudanças físicas e a melhoria no atendimento visam oferecer um parto mais humanizado, destacando a permanência por mais tempo de um acompanhante junto com a gestante,  antes, durante e depois do parto, além de câmeras onde os familiares podem acompanhar da recepção o primeiro banho e os primeiros cuidados do recém-nascido.
    A secretária estadual de saúde, Sandra Fagundes, explicou que buscaram construir a Rede Cegonha na Região Metropolitana. “Hoje nós já podemos comemorar indicadores, já reduzimos índices de mortalidade infantil e materna, e com essa obra de ampliação, equipe competente e qualidade no atendimento, vamos diminuir ainda mais esse índice”, concluiu.
Foram investidos R$ 598 mil nas melhorias.
Por Andressa Michels
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156