19/03/2014 - Projeto pretende a implementação do amarelo intermitente nos semáforos durante a madrugada

Projeto pretende a implementação do amarelo intermitente nos semáforos durante  a madrugada
O vereador Harri Zanoni (PSB) apresentou ontem(18) ao Plenário projeito de lei que pretende a implementação do amarelo intermitente em todos os semáforos do município,entre às 23 horas e às 5 horas. Segundo o vereador, a medida visa oferecer mais segurança aos motoristas, tanto evitando colisões, quanto no que diz respeito a segurança pessoal. "Os motoristas não serão mais alvos fáceis de assaltantes quando parados no sinal vermelho", explica. Além disso, o vereador adverte que, mesmo com o sinal ainda vermelho durante a madruga, os condutores costumam cruzar o sinal, seja por impaciência, medo de abordagens criminosas ou por achar injustificável ficar parado em vias com pouco ou nenhum carro em circulação. "Ao ultrapassar o sinal vermelho, o condutor se sujeita a colisão com outro veículo que se desloca confiante sob o escudo do sinal verde, desenvolvendo a velocidade admitida para a via. No entanto, os cruzamentos com sinalização amarela intermitente impõem aproximações cuidadosas, nas quais os condutores de ambas as vias obrigam-se a conter a velocidade dos veículos, redobrando a atenção, sobretudo aquele que se desloca na via considerada secundária", destaca. A matéria vai tramitar pelas Comissões Permanentes para análise e, posteriormente, entrará na pauta de votação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
registrado em: